Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Idoso morto levado a banco: O que se sabe sobre o caso?

Nas últimas horas, as redes sociais foram tomadas por um vídeo que mostra um idoso morto levado a banco para fazer empréstimo

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 17/04/2024, às 11h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do idoso levado a banco - Reprodução/Vídeo
Registro do idoso levado a banco - Reprodução/Vídeo

Nas redes sociais, um vídeo insólito chama atenção. Ao lado de um idoso desacordado, que se encontra numa cadeira de rodas, uma mulher tenta fazer um empréstimo de R$ 17 mil num banco localizado em Bangu, no Rio de Janeiro, como informado pela Polícia Civil da cidade. 

O episódio intrigou funcionários da instituição, que demonstram preocupação com o estado de saúde de Paulo Roberto, que tinha 68 anos. A cabeça e o braço eram segurados pela mulher e ele passou a ser filmado pelas pessoas que trabalham no banco

Em determinado momento, ela até mesmo tenta fazer com que Paulo segure uma caneta. “Se o senhor não assinar, não tem como, eu não posso assinar pelo senhor”, afirma ela. Com a chegada do Samu, veio o choque: o idoso estava morto.

A mulher que aparece no vídeo foi identificada como Erika de Souza Viera Nunes, repercute a CNN Brasil. Ela foi presa por tentativa de furto mediante fraude e também vilipêndio a cadáver na última terça-feira, 16. 

As autoridades alegaram que o idoso já estava morto na agência. Erika, no entanto, negou a informação através de sua advogada de defesa. Conforme ela, o homem que aparece no vídeo estava vivo quando chegou no banco.

"O senhor Paulo Roberto Braga chegou à unidade bancária vivo, e existem testemunhas que no momento oportuno também serão ouvidas. Toda essa parte processual será devidamente apreciada pelo juízo competente", explicou a advogada de Erika, Ana Carla de Souza Correa.

Com a repercussão do episódio, a mulher se encontra abalada e precisou ser dopada. O senhor, explicou ela, esteve internado há alguns dias e tinha um estado de saúde delicado.

"É uma senhora idônea, que tem uma filha especial que precisa dela. Ela inclusive é uma pessoa que sempre cuidou com todo carinho do senhor Paulo. Então tudo isso vai ser esclarecido e acreditamos na inocência da senhora Erika", disse a advogada.

Relatos

Fábio Luiz da Silva Souza, delegado que cuida do caso, afirma que o SAMU constatou que o idoso já estava sem vida, aparentemente, há algumas horas. 

"Lá ela tentou simular que ele fizesse um empréstimo que já tinha sido realizado. Porém, as pessoas do banco acharam que ele estivesse doente, passando mal. O médico do SAMU, ao chegar ao local constatou que ele estava em óbito e aparentemente há algumas horas. Ou seja, já entrou morto no banco", explicou.

Um dos funcionários do Serviço de Antedimento Móvel de Urgência, conforme o Extra, disse à polícia que o idoso estaria morto por, pelo menos, duas horas, levando em consideração o estado do corpo, que mostrava indícios de livores.

Registro do idoso morto levado a banco - Reprodução/Vídeo

Já uma funcionária da agência bancária explicou que, no momento em que deveria assinar o documento, o homem não apresentava sinais vitais e parecia pálido.

Também foi informado que Erika chegou com Paulo Roberto na agência através de um carro de aplicativo. Agora, o motorista é procurado pelas autoridades.

O corpo do idoso foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), visando entender as circunstâncias do óbito. Já Erika deve ser encaminhada para uma audiência de custódia no Presídio de Benfica.