Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Serpente

Vídeo mostra cobra de 2 metros devorando outra serpente no Mato Grosso

Segundo biólogo, o animal em questão é imune ao veneno de cobras, o que lhe permite se alimentar de outras serpentes

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 11/04/2024, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vídeo mostra serpente devorando outra - Divulgação/vídeo/G1
Vídeo mostra serpente devorando outra - Divulgação/vídeo/G1

Um vídeo divulgado pelo biólogo especialista em serpentesHenrique Abraão nesta quinta-feira, 11, mostrou uma cobra de 2 metros, imune ao veneno de outras espécies, devorando outra serpente em Vera, a 486 km de Cuiabá. A cobra em questão pertence à espécie Drymarchon Corais, cujo nome significa "Senhor da Floresta".

Nas imagens, é possível observar a Drymarchon Corais atacando uma jararaca antes de se esconder na densa vegetação da floresta. De acordo com o biólogo, essa serpente é imune ao veneno de cobras, o que lhe permite se alimentar de outras serpentes, caracterizando-se como um animal ofiófago. No entanto, ele esclareceu que ela não é peçonhenta, ou seja, não produz veneno para caça ou defesa.

As pessoas da roça evitam matar, porque ela come jararaca, além de outras espécies. É bem grande e está em todos os biomas", disse ele ao portal g1.

Hábitos alimentares

A Drymarchon Corais é conhecida por atacar ovos e pintinhos em galinheiros de fazendas, além de se alimentar de anfíbios, aves e mamíferos.

De acordo com o especialista, essa espécie também é predadora de outras cobras, como muçuranas, corais verdadeiras e até surucucus pico de jaca, esta última sendo a maior víbora das Américas e uma das mais venenosas do Brasil.