Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marte

Imagens da supercâmera de Perseverance apontam sinais da existência de lago em Marte

O robô da NASA está no Planeta Vermelho desde fevereiro deste ano; veja imagens!

Paola Orlovas, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 11/10/2021, às 10h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rover Perseverance em Marte - Divulgação / NASA / JPL-Caltech
Rover Perseverance em Marte - Divulgação / NASA / JPL-Caltech

Um estudo publicado na revista americana Science, na última quinta-feira, 7, mostra imagens do que se acredita ser um antigo lago na Cratera Jezero. Os registros foram feitos pelo robô Perseverance, que está em Marte desde fevereiro deste ano, em uma missão conduzida por cientistas da Agência Espacial Americana (NASA). 

A cratera é motivo de intriga para os pesquisadores da agência, que acreditam que ela possa ter abrigado vida no passado. Os cientistas foram capazes de sinalizar os melhores lugares para se buscar as evidências necessárias por meio da supercâmera do rover, que detectou sedimentos e pedaços de rochas com componentes orgânicos a serem estudados.

Imagem do Perseverance que mostra a cratera Jerezo/ Crédito: JPL-Caltech/LANL/CNES/CNRS/ASU/MSSS/Nasa

A pesquisa também diz que o recém-descoberto lago, que possivelmente existiu há bilhões de anos, era alimentado por um rio e passou por diversas variações em seu volume, vindas de mudanças climáticas e enchentes — até um dia secar.

'Escarpa Delta' da cratera Jezero, em Marte,/ Crédito: JPL-Caltech/LANL/CNES/CNRS/ASU/MSSS/Nasa

Além de registrar imagens do Planeta Vermelho, o Perseverance, que foi enviado para a missão em agosto de 2020, deve coletar material orgânico do planeta que será trazido para a Terra e estudado por pesquisadores. Sua missão primária busca encontrar evidências de que já houve vida em Marte, mesmo que microscópica.