Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Impressionantes armas de mil anos da tribo desaparecida yotvingiana são encontradas na Polônia

Um acervo com mais de 500 peças de guerra foi desenterrado em um cemitério do antigo povo

Isabela Barreiros Publicado em 07/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duas das armas yotvingianas encontradas pelos arqueólogos poloneses - Museu do Distrito de Suwałki
Duas das armas yotvingianas encontradas pelos arqueólogos poloneses - Museu do Distrito de Suwałki

Arqueólogos poloneses descobriram pelo menos 500 armas antigas do povo yotvingiana na região de Suwałki, na Polônia. Espadas, lanças e facas de aproximadamente mil anos foram desenterradas em um cemitério da tribo desaparecida localizado ao leste do país europeu.

Essa antiga tribo chegou à região em particular por volta do primeiro milênio d.C. Vivendo entre os territórios da Polônia, Lituânia e Bielorrússia, eles desenvolveram inúmeras armas, que foram encontradas recentemente por pesquisadores.

De acordo com o especialista do Museu do Distrito de Suwałki, Jerzy Siemaszko, os artefatos foram desenterrados em um “cemitério crematório muito incomum”. Elas estavam em um cubículo de 100 metros cúbicos localizado em baixo de uma pira funerária.

Siemaszko acredita que as peças tenham sido jogadas nesse local junto com presentes aos mortos. Ele ainda classificou a descoberta como "o cemitério medieval mais valioso da cultura yotvingiana já achado".