Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tesouro em Cracóvia: dez mil moedas de cobre de 200 anos são encontradas na Polônia

Enquanto trabalhavam em um antigo complexo religioso, trabalhadores encontraram as moedas em sacos de linho

Pamela Malva Publicado em 24/12/2019, às 08h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Momento no qual as moedas foram encontradas - Angel Poland
Momento no qual as moedas foram encontradas - Angel Poland

Trabalhadores de uma empresa de construção se surpreenderam ao encontrar um tesouro no porão da Casa do Abade, um edifício em Cracóvia, na Polônia. Enquanto reformavam o local, os homens se depararam com aproximadamente dez mil moedas de cobre.

Datadas do século 17, as moedas são do reinado do último monarca polonês, enquanto o país ainda era independente. Avaliadas em um milhão de zlots (mesmo valor em reais), elas estavam guardadas em pacotes de linho, que passaram por decomposição com o tempo.

Dois dos tipos de moedas encontradas em Cracóvia / Crédito: Angel Poland 

A empresa Angel Poland é a responsável pelas reformas no antigo complexo religioso onde as moedas foram encontradas. A ideia das obras é converter o espaço em um novo conjunto de edifícios e um hotel.

A empresa entregou as moedas de 200 anos ao Museu de Arqueologia da Cracóvia. Com o tesouro em mãos, o museu ficou encarregado de conservar as peças e determinar o por que delas terem sido guardadas no edifício.

Um punhado das moedas encontradas / Crédito: Angel Poland