Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Incêndio em montanha de lixo na Índia resulta em nuvem de fumaça tóxica

A enorme montanha de lixo na cidade indiana de Kochi começou a pegar fogo no último dia 2 de março, e a fumaça ainda persiste

Redação Publicado em 08/03/2023, às 14h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens dos bombeiros tentando conter o fogo na montanha de lixo de Kochi - Divulgação/Twitter/@IN_HQSNC/04.03.2023
Imagens dos bombeiros tentando conter o fogo na montanha de lixo de Kochi - Divulgação/Twitter/@IN_HQSNC/04.03.2023

Na última quinta-feira, 2 de março, um incêndio tomou conta da usina de resíduos de Brahmapuram, na cidade de Kochi, na Índia. O fogo na montanha de lixo do local está produzindo uma camada espessa de fumaça tóxica que está cobrindo a cidade. Estima-se que 600 mil pessoas estejam tendo que lidar com a nuvem de gás.

Em um post no Twitter, o Comando Naval do Sul da Marinha Indiana divulgou fotos e vídeos do incêndio na planta de reciclagem de Brahmapuram, informando que mais de 20 mil litros de água foram separados para poder auxiliar os bombeiros trabalhando na área.

As autoridades do estado de Querala, onde fica a cidade de Kochi, afirmaram que incêndios como esse acontecem todos os anos na região devido ao calor. Segundo o site Business Standard, o governo ainda afirmou que o incêndio estava sobre controle.

Fumaça tóxica

No sábado, 5, as pessoas foram aconselhadas a ficarem dentro de casa por causa da fumaça tóxica. Segundo a revista Galileu, a ministra de Saúde de Querala, Veena George, e o ministro das Indústrias do Estado, P. Rajeeve, disseram que as pessoas já podem circular, mas tomando precauções como o uso de máscaras N95. 

Também foi recomendado que cidadãos com problemas respiratórios, como asma, e idosos, crianças e mulheres grávidas não se expusessem à fumaça.

O incêndio demorou para ser apagado por causa das camadas de plástico na montanha de lixo, que impediam que o fogo se esfriasse. Além disso, a falta de chuvas e o vento também dificultaram a situação. Em um estudo de 2020 da Cooperação Urbana Internacional, foi revelado que, diariamente, o aterro de Brahmapuram recebe 100 toneladas de lixo plástico.

Fumaça tóxica proveniente do incêndio na usina de reciclagem de Brahmapuram, na Índia - Reprodução/YouTube/WION

Um dos gases gerados pelo incêndio, o fosgênio, causou náuseas e tonturas entre os bombeiros. A agência de notícias Ani informou que um acampamento médico foi organizado na região para ajudar bombeiros e equipes de resgate.