Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Incêndio em lixão no Panamá produz fumaça ‘altamente tóxica’

O depósito de lixo Cerro Patacon é o principal do Panamá, e o incêndio que ele sofreu levantou uma nuvem de fumaça tóxica sobre áreas povoadas

Redação Publicado em 14/02/2023, às 17h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bombeiros tentando conter o incêndio no lixão de Cerro Patacon, no Panamá - Reprodução / Youtube / Nex Noticias
Bombeiros tentando conter o incêndio no lixão de Cerro Patacon, no Panamá - Reprodução / Youtube / Nex Noticias

Um incêndio começou, nesta segunda-feira, 13, no principal depósito de lixo do Panamá. A enorme queimada no lixão causou uma nuvem de fumaça “altamente tóxica” que passou sobre áreas povoadas nos arredores da capital. As informações são do UOL.

Um bombeiro informou que a extinção do incêndio pode levar até uma semana para se concretizar. O fogo começou na tarde de segunda e se espalhou durante a madrugada, de maneira que os bombeiros não conseguiram controlar.

Eduardo Escobar, subtenente dos bombeiros no Panamá, disse ao canal Telemetro que um dos colegas que trabalhava na extinção do incêndio sofreu uma queda, mas se encontra em estado estável.

Coluna de fumaça

Escobar disse que os gases liberados pelo incêndio no lixão são altamente tóxicos, mas, segundo o subtenente, não há nada que os bombeiros consigam fazer sobre isso. A coluna era visível de diversos pontos da Cidade do Panamá, capital do país. Com mudanças do vento, a fumaçapode se propagar ainda mais.

O lixão ao ar livre de Cerro Patacon recebe mais da metade de todo o lixo do Panamá. Ele foi aberto em 1986 e é administrado por uma entrevista privada sob concessão estatal desde 2008. Centenas de pessoas ganham a vida realizando coleta informal de sucata, vidro e cobre no depósito de lixo. Várias habitações irregulares e rudimentares foram construídas nos arredores do lixão, e lá vivem diversas famílias de baixa renda.