Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / G20

Índia contrata ‘homens macaco’ para afugentar primatas cúpula do G20

Entre 30 e 40 homens irão espantar os macacos rhesus, com gritos e uivos de seus inimigos naturais da espécie langur

Redação Publicado em 30/08/2023, às 15h55 - Atualizado às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa dos macacos langur - Reprodução/Imagem/Pxhere/Sivaram Karenti
Imagem ilustrativa dos macacos langur - Reprodução/Imagem/Pxhere/Sivaram Karenti

Em meio aos preparativos para a cúpula do G20, que acontece entre os dias 9 e 10 de setembro, em Nova Délhi, capital da Índia, as autoridades do país contrataram um serviço inusitado. Entre 30 e 40 homens irão espantar os macacos rhesus, com gritos e uivos de seus inimigos naturais, a espécie langur.

Os “homens macaco” foram contratados para afugentar os rhesus, para que os mesmos não comam os arranjos florais que decoram o local ou assustem os líderes mundiais. Imagens em tamanho real dos langur, espécie rival, também serão exibidas para espantar os primatas, conhecidos por danificarem áreas verdes da cidade.

Não podemos tirar os macacos de seu hábitat natural, assim enviamos uma equipe de homens treinados para espantar os macacos", afirmou o vice-presidente da prefeitura de Nova Délhi, Satish Upadhyay.

Nesta quarta-feira, 30, Upadhyay também esclareceu que os funcionários estarão posicionados na entrada dos hotéis, onde as delegações internacionais estarão hospedadas, e nos locais em que os primatas são avistados com maior frequência, conforme repercutido pela Folha de Pernambuco.

Macaquice

Apesar de serem adorados no país, os langur são conhecidos por destruírem jardins, telhados e até por atacar pessoas para conseguir comida. O carinho da população com os animais pode ser ligado a patrulhas realizadas por oficiais acompanhados de langures treinados, uma prática que se estendeu por décadas até sua proibição, pois eles eram mantidos em cativeiros.