Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Influencer descobriu que passaria faixa à Lula minutos antes da cerimônia: ‘Fiquei sem chão’

O influencer potiguar, que tem paralisia cerebral e defende inclusão para pessoas com deficiência, passou a faixa presidencial em posse

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 02/01/2023, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ivan Baron junto da equipe que entregou faixa presidencial à lula, com roupas brancas - Getty Images
Ivan Baron junto da equipe que entregou faixa presidencial à lula, com roupas brancas - Getty Images

Ivan Baron, 24, é um influenciador digital potiguar que participou da cerimônia de posse do novo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o último domingo, 1. Desde 2018, o jovem atua nas redes sociais combatendo o capacitismo e defendendo a inclusão.

Ivan foi uma das pessoas que entregou a faixa presidencial à Lula, mas, segundo ele, só recebeu a notícia que o faria cerca de 40 minutos antes do evento. O rapaz também comentou que foi convidado por Janja, a primeira-dama, a participar da cerimônia.

O convite foi feito há uma semana. A nossa primeira-dama Janjame fez uma ligação bem especial, mas bem discreta. Ela foi bem direta, falou: 'Ivan, e aí, topa subir a rampa com a gente?'. Mas não explicou detalhes. Até então eu pensava que era um desfile de representatividade, mas jamais passou na minha cabeça que seria transferir a faixa presidencial para o Lula. Até que uns 40 minutos antes de acontecer o ato, que a gente ficou sabendo. E foi uma grande emoção. Eu fiquei sem chão".

Representatividade na cerimônia

O jovem apontou, em entrevista ao G1, o quanto a diversidade, durante a cerimônia de posse foi importante para representar, de fato, o povo brasileiro. A roupa usada por Ivan na ocasião contava com dizeres de protesto, como “Parem de nos excluir”, além das palavras acessibilidade, inclusão e anticapacitismo.

O potiguar contou que conheceu Lula pessoalmente durante um evento, em 2022, no qual relatou a importância dos mandatos anteriores do petista para pessoas com deficiência.

"Ele falou pra mim depois, em off, que ele chorou e que esperava muito retribuir aquele momento. Só que eu não esperava que essa retribuição seria na oportunidade de empossá-lo como presidente da república. Então isso pra mim foi muito simbólico e histórico também. Pela primeira vez um presidente sendo empossado pelo povo".