Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Terremoto

Interior de São Paulo e litoral registram tremores de terra na manhã desta sexta-feira

Moradores de diferentes regiões relataram tremores na manhã desta sexta-feira, 16

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 16/06/2023, às 09h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea da orla de Peruíbe - Wikimedia Commons / TV Tribuna
Imagem aérea da orla de Peruíbe - Wikimedia Commons / TV Tribuna

Moradores da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, e de diversas cidades do Vale do Ribeira, no interior, relataram terem sentido um forte tremor na manhã desta sexta-feira, 16. Mais tarde, a Defesa Civil confirmou dois abalos sísmicos na região da cidade de Miracatu por volta das 8h35.

Os sismos, que foram notados por moradores de Itanhaém, Peruíbe, Miracatu e Registro, tiveram intensidades de 4,7 e 4,9, de acordo com o portal de notícas G1.

“Moro no conjunto habitacional da CDHU. Eu estava no quarto, senti tudo tremer e veio alerta no meu celular e no dos meus filhos”, disse Eliana Diniz, mencionando um comunicado enviado pelo Google.

Eu pensei que era alguém me sacudindo, olhei para o lado e não tinha ninguém. Pensei que era um dos meus filhos sacudindo a cama para eu levantar, mas não tinha ninguém, daí que veio aquele frio de medo", ressalta Eliana, que vive em Peruíbe.

Já a escriturária Camila Watanabe Muniz, de Itanhaém, estava trabalhando na prefeitura quando sentiu um leve tremor: “Senti minha mesa tremer e, até então, acreditei que fosse algum caminhão mais pesado passando na rua, então ignorei. Até que minha mãe entrou em contato comigo preocupada, perguntando se eu havia sentido o tremor, pois ela está em Iguape e sentiu um tremor mais forte”, contou a jovem de 22 anos.

Sensação horrível

Uma terceira testemunha, uma empresária de 52 anos moradora de Registro, contou à fonte que nunca havia acontecido nada parecido na cidade e a sensação foi horrível.

Estávamos na cozinha e de repente a minha cristaleira e copos começaram a bater por aproximadamente 10 segundos. Sai correndo para varanda da minha casa para ver se passava algum caminhão pela rua ou algo do tipo, mas imediatamente recebi as notificações de terremotos no celular”, disse  Ana Paula Martins Bertoldi Gato.