Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antissemitismo

Invasão russa e pandemia aumentaram antissemitismo na Europa, diz UE em relatório

Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira, 3; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 03/11/2022, às 13h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Parede de uma sinagoga profanada com suásticas - Getty Images
Parede de uma sinagoga profanada com suásticas - Getty Images

Nesta quinta-feira, 3, um relatório da União Europeia (UE) apontou que o antissemitismo e o ódio contra judeus está aumentando na internet após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A tendência, porém, havia começado junto a pandemia de Covid-19. 

"A pandemia de coronavírus e a agressão da Rússia contra a Ucrânia aumentaram ainda mais o antissemitismo, que continua sendo um problema sério em nossas sociedades", declarou, em nota, Michael O’Flaherty, diretor da Agência Europeia de Direitos Fundamentais (FRA). 

Falsas narrativas

Antes da publicação do relatório, em junho, conforme recorda matéria da AFP, o grupo já alertava para o “risco de falsas narrativas” que cresceram por episódios de desinformação estimulada pelo fato da Rússia justificar a invasão como uma forma de ‘desnazificação’ do país vizinho. 

Assim, aponta o grupo, os termos “nazista” e “genocídio” foram usados erroneamente para classificar o governo ucraniano. Desta forma, as “comunidades judaicas em toda a Europa foram profundamente afetadas” devido ao ódio virtual, além das notícias falsas vinculadas no contexto da invasão e do novo coronavírus

O registro de incidentes antissemitas em toda Europa continua sendo escasso”, alertou a agência europeia. 

Segundo o grupo, a compilação de dados varia de país para pais, o que impede uma comparação de cenário entre diferentes nações do bloco, como são o caso de Hungria e Portugal — que não possuem relatórios oficiais sobre o assunto.