Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Brasil: ao menos 38 mil novas pessoas passaram a morar nas ruas desde o início da pandemia

40% da população em situação de rua vive no estado de São Paulo

Redação Publicado em 13/10/2022, às 13h13 - Atualizado às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Cesar Augusto Ramirez Vallejo por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Cesar Augusto Ramirez Vallejo por Pixabay

Um levantamento realizado pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (POLOS-UFMG) revelou que ao menos 38.605 pessoas começaram a morar nas ruas do país desde o início da pandemia de Covid-19. A organização levou em consideração dados do CadÚnico, do Ministério da Cidadania.

De acordo com a fonte, enquanto no ano 2019, 174.766 pessoas encontravam-se em situação de rua no Brasil, no mês de setembro deste ano esse número saltou para 213.371. No entanto, como ressalta o coordenador do POLOS-UFMG, André Luiz Dias, é possível que haja mais pessoas em situação de rua, já que o levantamento considera apenas aquelas que estão no CadÚnico.

Em 2020, por exemplo, 33% das pessoas que viviam na rua não estavam no CadÚnico. Em 2021, o número era de 45%", explicou o pesquisador em entrevista ao g1.

Segundo a pesquisa, a região Sudeste concentra 62% dessa população, sendo que a maior parte dessas pessoas se encontram no estado de São Paulo, que tem 40% do total de todo o país. No Nordeste, são 15%, enquanto que no Sul, 14%. O Centro-Oeste, concentra 7% e o Norte 2%.

Maioria negra

O levantamento também ressalta que a grande maioria (68%) da população morando nas ruas é negra. "Esse é um fenômeno social complexo que, no Brasil, tem relação com o racismo estrutural. Essas pessoas são historicamente inviabilizadas e silenciadas e estão tendo seus direitos violados recorrentemente", disse Dias.

A pesquisa também aponta que 87% dessas pessoas têm entre 18 e 59 anos. Os idosos representam 10% dessa população, enquanto que crianças e adolescentes são 3%, de acordo com a fonte.