Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Copa do Mundo

Irã pede à Fifa exclusão dos EUA da Copa do Mundo

Advogado da Federação Iraniana alega desrespeito à bandeira do país em uma postagem dos norte-americanos

Redação Publicado em 28/11/2022, às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Postagem da seleção dos EUA modificou a bandeira do Irã - Reprodução/Twitter US Soccer
Postagem da seleção dos EUA modificou a bandeira do Irã - Reprodução/Twitter US Soccer

A mídia estatal do Irã pediu para que os Estados Unidos fossem expulsos da Copa do Mundo do Qatar depois que a Federação de Futebol americana mudou a bandeira do Irã em suas plataformas de mídia social, para mostrar seu apoio aos manifestantes do país. 

Em suas contas oficiais do Twitter, Instagram e Facebook, a Federação exibiu temporariamente a bandeira nacional iraniana sem o emblema central da República Islâmica. O US Soccer declarou ao jornal inglês Daily Mirror que queria mudar a bandeira oficial por 24 horas para demonstrar “apoio às mulheres no Irã que lutam pelos direitos humanos básicos”, mas que sempre planejou voltar à bandeira original.

Atualmente, o emblema está de volta à bandeira nas redes oficiais da federação. 

Irã

Segundo Safia Allah Faghanpour, consultor jurídico da Federação Iraniana de Futebol, a equipe entrará com uma queixa contra a seleção dos Estados Unidos no Comitê de Ética da FIFA por desrespeitar à bandeia nacional:

Respeitar a bandeira nacional é uma prática aceita internacionalmente e que todas as nações devem estimular. A ação conduzida em relação à bandeira iraniana é antiética e contra a lei internacional".

A mídia estatal do Irã ainda noticiou que os EUA deveriam ser imediatamente expulsos do torneio e suspensos por 10 jogos por “distorcer a imagem” da bandeira do país. 

A FIFA ainda não se pronunciou sobre o caso. Irã e Estados Unidos se enfrentam nesta terça-feira, 28, em partida que vale vaga nas oitavas de final.