Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Abate

Irlanda planeja abater 200 mil vacas nos próximos três anos

Existem questionamentos a respeito do sacrifício dos animais

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 29/06/2023, às 08h30 - Atualizado às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Ryan McGuire por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Ryan McGuire por Pixabay

O governo irlandês está considerando uma medida bastante radical para combater as mudanças climáticas: a ideia, que tem recebido críticas por parte de agricultores, é abater em torno de 200 mil vacas saudáveis nos próximos três anos.

De acordo com o portal de notícias G1, o setor agrícola é responsável por quase 40% das emissões de gases de efeito estufa, principalmente devido ao metano liberado por animais como vacas e ovelhas. A fonte explica que o objetivo final das autoridades é reduzir em 1/4 as emissões de gases de efeito estufa provenientes da agricultura até o ano de 2030.

Eficácia é incerta

A eficácia do abate em grande escala das centenas de milhares de bovinos ainda é incerta, e há questionamentos se o sacrifício dos animais atende apenas a uma necessidade de imagem ambiental da Irlanda. Isso ocorre porque a Europa está distante de alcançar as metas ecológicas estipuladas na última Conferência das Partes (COP), embora não esteja disposta a ceder durante as negociações com países emergentes.

Segundo o G1, por um lado, há mais gado na Irlanda do que pessoas, com 5 milhões de irlandeses para 6,5 milhões de vacas. Esse número aumentou em 40% na última década.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia ao Departamento de Agricultura da Irlanda, divulgado pelo Irish Times, esse crescimento foi impulsionado pelo fim das cotas de leite na União Europeia em 2015.

Naquela época, a Comissão Europeia advertiu que a Irlanda precisava ser "mais ambiciosa" na implementação das metas climáticas, ambientais e de biodiversidade antes de assinar seu mais recente plano estratégico da Política Agrícola Comum (PAC).