Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Hamas

Israel matou alto líder do Hamas, dizem fontes libanesas e palestinas

Alto líder foi morto em Beirute, no Líbano, na última terça-feira, 2; situação aumenta risco da guerra se expandir para além da região da Palestina

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 03/01/2024, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local atacado pelos drones de Israel, em Beirute - Getty Images
Local atacado pelos drones de Israel, em Beirute - Getty Images

Fontes de segurança libanesas e palestinas relataram que Saleh al-Arouri, vice-líder do Hamas, foi morto em um ataque de drone israelense em Beirute nesta terça-feira, 2. O incidente aumenta o risco de a guerra em Gaza se expandir para além do enclave palestino.

Arouri, de 57 anos, é o primeiro líder político do Hamas a ser assassinado desde o início da ofensiva israelense em Gaza, há quase três meses, em resposta a ataques do grupo a cidades israelenses.

O Hezbollah, aliado do Hamas no Líbano, tem trocado tiros com Israel quase diariamente ao longo da fronteira sul do Líbano desde o início da guerra em outubro. As informações são da agência de notícias Reuters.

Acusações

Israel acusa Arouri de envolvimento em ataques letais contra seus cidadãos, enquanto uma autoridade do Hamas menciona seu papel nas negociações conduzidas por Catar e Egito sobre a guerra em Gaza e a libertação de reféns israelenses.

Israel não confirmou nem negou o assassinato, mas suas forças estão em alto estado de prontidão, preparadas para qualquer cenário, conforme declarado pelo porta-voz militar contra-almirante Daniel Hagari.