Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Itália: Edifício histórico de Matera é danificado por grupo de parkour

A cidade de pedra do Paleolítico, Matera, é considerada Patrimônio Mundial da Unesco, mas muitos turistas não respeitam seus edifícios

Cidade italiana de Matera - Licença Creative Commons via Flickr
Cidade italiana de Matera - Licença Creative Commons via Flickr

Um grupo de praticantes de parkour, esporte que consiste em ultrapassar obstáculos com o corpo, originário de Londres, visitou uma cidade italiana antiga. Na ocasião, eles correram, escalaram e saltaram pelas ruas e estruturas antigas, danificando um dos edifícios históricos. Um membro da Team Phat, ao sofrer uma queda, chegou a derrubar parte de um edifício histórico.

O incidente ocorreu em Matera, uma cidade de pedra do Paleolítico, situada na região da Basilicata, no sul da Itália. Em 1993, ela recebeu o status de Patrimônio Mundial da UNESCO, e em 2019 foi designada como Capital Europeia da Cultura.

Um vídeo mostrando acrobacias de parkour na cidade antiga foi compartilhado pela Team Phat no YouTube há dois meses. Na legenda, eles explicaram que estavam “na bela cidade de Matera”, onde um de seus membros, Devon McIntosh, “teve uma queda assustadora que poderia ter sido muito ruim”.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, o vídeo em questão mostra o atleta saltando de um edifício e tentando agarrar um bloco de pedra para alcançar outro prédio do outro lado da rua. Porém, o bloco não suportou sua força e quebrou de forma dramática.

Ainda na gravação é possível ouvir o momento em que um membro da equipe fora das câmeras sugere que eles “escondam as evidências”. 

Baderneiros 

Muitos dos bairros e cavernas habitáveis de Matera passaram por reformas na segunda metade do século 20, revitalizando a cidade e transformando-a em um popular ponto turístico “Instagramável”.

Matera também recebe visitas ocasionais do cinema internacional. O filme de James Bond “No Time to Die” (2021), por exemplo, inclui uma perseguição de carro pelas ruas da cidade.

As bem-preservadas igrejas em cavernas, fazendas fortificadas e bairros antigos tornam Matera uma cidade de valor universal, reconhecida pela UNESCO. Assim, a conduta da Team Phat levantou questões sobre o comportamento de turistas em locais de beleza arquitetônica.