Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mais de 200 moedas de prata de naufrágio de 1715 são recuperadas nos EUA

Tesouro do século 18 foi perdido após embarcações espanholas naufragarem em tempestade, em 31 de julho de 1715; confira!

Caçadores de tesouros segurando algumas das moedas descobertas - Reprodução/Facebook/1715 Fleet - Queens Jewels, LLC
Caçadores de tesouros segurando algumas das moedas descobertas - Reprodução/Facebook/1715 Fleet - Queens Jewels, LLC

Recentemente, um grupo de caçadores de tesouros subaquáticos encontrou na costa da Flórida, nos Estados Unidos, um tesouro com 214 moedas de prata que afundaram junto da chamada Frota do Tesouro de 1715, que naufragou na região quando retornava à Espanha.

A descoberta da coleção de moedas foi feita por Mike Penninger, que liderou as buscas, junto a Grant Gitschlag, Nick Amelio e Corinne McClanahan. À CBS, os caçadores de tesouros disseram buscar por algo na costa do condado de Indian River há anos, visto que alguns dos objetos referentes aos naufrágios até hoje reaparecem nas praias da Flórida.

Segundo a Revista Galileu, a empresa 1715 Fleet Queen Jewel's é a detentora dos direitos de exploração dos naufrágios; lembrando que, ao todo, foram 11 navios que afundaram.

Agora, o Estado deve receber até 20% dos artefatos, que devem ser exibidos em museus, por seu valor histórico, mas o restante é considerado literalmente como tesouro, podendo ser revendido a colecionadores.

+ Galeão San José: As verdadeiras riquezas do 'Santo Graal dos naufrágios'

Tesouro descoberto na costa dos Estados Unidos / Crédito: Reprodução/Facebook/1715 Fleet - Queens Jewels, LLC

Naufrágio

Em meados do século 18, 11 navios espanhóis partiram em viagem do continente americano de volta à Europa, levando consigo grandes tesouros de ouro, prata e pedras preciosas. Porém, no dia 31 de julho de 1715, a frota foi atingida por um furacão, que naufragou todas as 11 embarcações.

Esses navios são cápsulas do tempo de uma era passada, e podem revelar muito sobre a história do poderoso sistema marítimo que ajudou a moldar as Américas", consta em comunicado do Serviço Nacional de Parques dos EUA.

Vale mencionar que um dos navios que naufragou, o Urca de Lima, já é conhecido há bastante tempo, tendo seus destroços preservados pelas Reservas Arqueológicas Subaquáticas da Flórida.