Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Jornalista que esteve a bordo de submarino desaparecido diz que é impossível escapar dele sem ajuda

Profissional que esteve em expedição realizada em 2022 ainda relatou que alguns componentes do submarino aparentavam ser improvisados

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 20/06/2023, às 10h48 - Atualizado em 21/06/2023, às 12h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Submarino que desapareceu no Oceano Atlântico - Divulgação / OceanGate
Submarino que desapareceu no Oceano Atlântico - Divulgação / OceanGate

Segundo relato de um jornalista que viajou a bordo do submarino de turismo que desapareceu durante um mergulho ao local do naufrágio do Titanic, é impossível que as pessoas de dentro da embarcação escaparem sem ajuda externa. O submersível desapareceu no Oceano Atlântico no último domingo, 18, resultando numa operação de busca em larga escala.

David Pogue, jornalista da CBS, fez a viagem no ano passado e compartilhou sua experiência. Ele explicou em entrevista à BBC que os passageiros ficam "selados" dentro da cápsula principal por parafusos colocados externamente, os quais necessitam ser removidos por uma equipe externa.

De acordo com Pogue, o submarino Titan da OceanGate possui sete mecanismos diferentes para emergir. O profissional, no entanto, expressou preocupação com o fato de nenhum desses mecanismos ter funcionado, pelo que se sabe até o momento.

Como destacou o jornalista, é possível que o submarino tenha ficado preso ou mesmo que tenha ocorrido algum vazamento. Em ambos os casos, o veículo perderia sua capacidade de emergir.

Correndo contra o tempo

As equipes de resgate estão em uma corrida contra o tempo para localizar o submersível desaparecido, que normalmente carrega oxigênio para quatro dias para uma tripulação de cinco pessoas, de acordo com a Guarda Costeira dos EUA.

Além disso, o GPS não funciona debaixo d'água, e o rádio também não, o que significa que não há comunicação com a embarcação. O jornalista mencionou que, quando o navio de apoio está diretamente acima do submarino, eles podem enviar mensagens de texto curtas entre si, mas essas mensagens não estão mais sendo respondidas.

Pogue lembrou que o submarino Titan se perdeu por cerca de três horas durante a expedição em que ele participou no ano passado. Ele expressou hesitação em embarcar no submarino devido a alguns componentes que pareciam "meio improvisados", como dirigir o submarino com um controle de videogame Xbox e utilizar tubos de construção abandonados como parte do lastro.