Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Submarino

Jornalista que já visitou destroços do Titanic diz que expedições deveriam ser pausadas

Jornalista que já participou de expedição até os destroços do Titanic opina sobre expedições futuras

Redação Publicado em 28/06/2023, às 15h42 - Atualizado em 05/07/2023, às 10h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O jornalista e destroços do Titanic - Reprodução/Vídeo e Divulgação
O jornalista e destroços do Titanic - Reprodução/Vídeo e Divulgação

Após a implosão do submarino que levava pessoas até os destroços do Titanic, navio que naufragou em 1912, Michael Guillen, jornalista e físico, expressou sua sincera opinião sobre expedições futuras, marcadas pelo perigo. Ele é uma das pessoas que já conferiu de perto os restos do Titanic. 

Guillen, que teve uma péssima experiência durante a expedição, caracterizou o oceano como uma 'besta impiedosa' e que os destroços do navio devem ser vistos como um 'solo sagrado'. 

"Certamente, precisamos parar, pausar todas as viagens ao Titanic, acredito, e descobrir, você sabe, que tipo de restrições devemos impor", afirmou ele durante entrevista ao GB News. "Isto não é um passeio. Este é um negócio sério. O oceano é uma fera impiedosa, realmente. Está pronto para engolir você." 

A expedição

Guillen viajou até os destroços do Titanic em 2000, num submersível russo. Na época, ele era correspondente da ABC. Embora tenha se tornado o primeiro correspondente da TV a fazer uma cobertura do tipo, a expedição foi turbulenta.

Isso porque o submarino no qual se encontrava acabou preso na hélice do Titanic ao ser alvo de uma 'corrente subaquática muito forte', repercute o The Independent. 

"Eu passei por isso. Eu sei como é ser enterrado vivo em uma lata no fundo do Oceano Atlântico. É aterrorizante - aterrorizante", desabafou ele ao destacar a expedição da OceanGate que terminou com a morte de cinco passageiros no dia 18 de junho.

O jornalista explicou que o submersível da OceanGate foi 'projetado principalmente para o turismo', o que muito difere da 'embarcação séria criada por pessoas sérias', que o levou até os destroços do Titanic.