Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Jovem viraliza ao visitar todas as estações de trem e metrô de São Paulo

Leonardo Christofoletti chamou atenção da web na última segunda-feira, 21, após publicar fotos de suas aventuras pela cidade

Pamela Malva Publicado em 23/02/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Leonardo diante da estação AACD-Servidor - Divulgação/ Facebook/ Arquivo Pessoal
Fotografia de Leonardo diante da estação AACD-Servidor - Divulgação/ Facebook/ Arquivo Pessoal

Em 2017, o jovem Leonardo Christofoletti começou a visitar algumas estações de metrô de São Paulo, fotografando cada uma pelas quais passava. Na última segunda-feira, 21, então, após ter visitado a grande maioria das linhas de trem e metrô da cidade, ele viralizou na internet ao publicar as imagens de suas aventuras urbanas.

Em entrevista à Veja, Leonardo narrou que começou suas viagens no ensino médio. “No começo de 2017 eu tive depressão e [o projeto] foi um alívio para mim. Precisava sair de casa, espairecer. Foi até uma libertação”, narrou. “Não tinha dinheiro e queria conhecer lugares diferentes e você pode pagar, hoje, 4,40 reais e ir em todas as estações!”

Hoje, o estudante de comunicação social — midialogia, na Unicamp, reúne quase 200 fotos nas mais distintas estações do transporte público de São Paulo. Segundo ele, tudo começou na Linha 3-Vermelha, quando, com ajuda de um amigo, o jovem começou a fotografar as placas de cada uma das estações que visitava.

Pensei, como eu vou provar que estive lá? Aí falei para pararmos em todas as estações, uma por uma e tirar foto”, narrou o jovem, que, inicialmente, teve ajuda do amigo Daniel Aguilar. “Fui, fizemos a Linha Vermelha. Parava, descia, tirava foto.”

Com o passar dos anos, um outro amigo, dessa vez Lucas Teixeira, assumiu o posto de fotógrafo e passou a acompanhar Leonardo nas aventuras. “A maioria eu fiz em 2017, quando tinha mais tempo livre”, narrou o estudante, que chegou a passar “umas 9, 10 horas, um dia inteiro” indo de uma ponta à outra da Linha 7-Rubi.

Conhecendo cada canto da cidade, o jovem passou a estudar mobilidade urbana e criou seu próprio canal no Youtube, o ProjetoBRA. Hoje, Leonardo ainda alimenta um podcast, onde fala sobre as principais notícias do mundo dos transportes no estado de São Paulo.

Esse meu projeto pessoal não deixa de ser uma forma de conhecer a estrutura da cidade, as questões sociais”, narrou o estudante, ainda à Veja. “Na Linha 9-Esmeralda, você começa em Osasco, mais popular, passa pela Vila Olímpia e termina no Grajaú, que é uma região carente, por exemplo.”

Agora, com seu álbum no Facebook chamando atenção de centenas de usuários — sendo que as publicações já contam com mais de 8 mil compartilhamentos —, Leonardo planeja visitar os pontos que ainda não conheceu. “A tendência é que nos próximos anos eu vá atualizando o projeto, conforme as inaugurações [das estações]”, afirmou.