Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Justiça decide que Carreta Furacão não poderá mais utilizar o personagem Fofão

O herdeiro do criador do personagem processa o grupo e a rede McDonald's, que os contratou em campanha, por plágio

Redação Publicado em 11/11/2022, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Carreta Furacão com o personagem 'Fon-Fon' - Reprodução / Carreta Furacão
Carreta Furacão com o personagem 'Fon-Fon' - Reprodução / Carreta Furacão

Nesta sexta-feira, 11, a Justiça de São Paulo decidiu na 2ª Câmara de Direito Privado que a Carreta Furacão não poderá utilizar o personagemFofão em suas apresentações. Tal decisão também determina que a marca McDonald’s remova uma ação publicitária que utiliza a imagem do personagem.

O herdeiro do criador do Fofão acusa o grupo de plágio e entrou com um processo judicial contra eles. O juiz José Carlos Ferreira Alves escreveu:

O criador da personagem Fofão já tinha declarado não deseja que seu personagem fosse utilizado para outra finalidade que não fosse o entretenimento do público juvenil, sendo certo que, por desejo seu, as máscaras e trajes da personagem foram destruídos após o óbito de seu criador, em razão da preocupação que tinha com o uso que poderia ser destinado aos materiais".

Inspiração do personagem

O personagem Fon-Fon, da Carreta Furacão, é inspirado no Fofão, que foi sucesso nas décadas de 1980 e 1990, em programas infantis de televisão. A Carreta Furacão alegou, em defesa, que pode ser considerada uma paródia, "trata-se de uma caricatura da personagem Fofão".

De acordo com O Globo, via Rolling Stone Brasil, o magistrado não acatou a tal defesa. O juiz sustenta que o grupo foi “acusado de plágio pelo uso indevido do personagem Fofão, quando resolveu criar a personagem Fon-Fon, aparentemente como forma de burlar direitos".