Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Itália

Livro escrito por general causa polêmica na Itália por teor homofóbico e racista

A obra intitulada ‘O Mundo de Cabeça para Baixo’ ainda retrata o autor como herdeiro de líder romano

Redação Publicado em 17/08/2023, às 14h43 - Atualizado às 15h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de livro - Foto de Pexels, via Pixabay
Imagem ilustrativa de livro - Foto de Pexels, via Pixabay

Guido Crosetto, ministro da Defesa italiano aliado da primeira-ministra de orientação de extrema direita, Giorgia Meloni, emitiu uma condenação vigorosa nesta quinta-feira, 7, diante das declarações controversas proferidas por um general do exército em seu recente livro. O general Roberto Vannacci, de 54 anos, lançou em 10 de agosto o livro intitulado "O Mundo de Cabeça para Baixo".

No centro do escândalo, Vannacci se autoproclama "herdeiro de Júlio César" e, de forma polêmica, faz declarações homofóbicas e racistas. No livro, ele afirma que pessoas homossexuais "não são normais" e contesta a nacionalidade italiana da jogadora de vôlei Paola Enogu, que é negra, devido à sua origem étnica.

"O general Vannacci expressou opiniões que desacreditam o Exército (...) e a Constituição", criticou Crosetto em uma nota e disse que irá abrir "um processo disciplinar", de acordo com a AFP, via UOL. 

Autorização do livro

O Estado-Maior do exército declarou que não tinha conhecimento prévio do conteúdo do livro e que a publicação não foi "autorizada pela hierarquia militar". 

O lançamento do livro provocou reações intensas por parte de partidos de oposição de esquerda, como o Partido Democrático, que condenaram veementemente o questionamento das “regras de inclusão e tolerância impostas pelas minorias". 

Vannacci, que possui histórico de serviço em locais como Somália, Ruanda, Afeganistão e Líbia, atualmente lidera o Instituto de Geografia Militar. Suas declarações geraram um debate acalorado na sociedade italiana sobre a tolerância e o respeito às minorias.