Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Liz Truss

Liz Truss: Primeira-ministra da Inglaterra renuncia após 45 dias

Esse é o menor período em que um premiê britânico ficou no cargo

Redação Publicado em 20/10/2022, às 10h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liz Truss em aparição pública, no Reino Unido - Getty Images
Liz Truss em aparição pública, no Reino Unido - Getty Images

Liz Truss, a primeira-ministra do Reino Unido, anunciou sua renúncia ao cargo nesta quinta-feira, 20, após apenas 45 dias de mandato, marcando um dos governos mais curto da história da nação. 

A política, que pertence ao Partido Conservador britânico, substituiu Boris Johnson, que havia renunciado após acabar envolvido com uma série de polêmicas, incluindo a realização de festas durante a pandemia de covid-19. 

Já o afastamento de Truss do poder seria relacionado à impopularidade de suas medidas econômicas, que criaram desconfiança no mercado financeiro. Essas decisões acabaram sendo revertidas na última semana pelo ministro de Finanças da Inglaterra, Jeremy Hunt

Futuro do governo britânico 

Reconheço que, dada a situação, não posso cumprir o mandato pelo qual fui eleito pelo Partido Conservador. Portanto, falei com Sua Majestade, o Rei, para notificá-lo de que estou renunciado ao cargo de líder do Partido Conservador", explicou a premiê em seu último discurso, conforme repercutido pela AFP. 

"Esta manhã, encontrei o presidente do Comitê de 1922, Sir Graham Brady. Concordamos que haverá uma eleição de liderança a ser concluída dentro da próxima semana. Isto garantirá que permaneçamos em nome de nossos planos fiscais, da estabilidade econômica e a segurança nacional de nosso país. Eu permanecerei como primeiro-ministra até que um sucessor seja escolhido", concluiu. 

Assim, pouco mais de um mês após a eleição de seu último primeiro-ministro, o Reino Unido passará por outra mudança de governo.