Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Lula e Janja vão ao velório de Pelé em primeiro compromisso oficial

Primeiro compromisso oficial de Lula como presidente da república foi presença em velório de Pelé, o 'Rei do Futebol'

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 03/01/2023, às 11h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luiz Inácio e Janja Lula da Silva, presidente do Brasil e primeira-dama, respectivamente - Getty Images
Luiz Inácio e Janja Lula da Silva, presidente do Brasil e primeira-dama, respectivamente - Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi empossado oficialmente no último domingo, 1º de janeiro, já iniciou nesta terça-feira, 3, sua agenda de compromissos oficiais como representante político do país. Sua primeira viagem, ao lado da primeira-dama, Janja, foi feita até a cidade litorânea de Santos, em São Paulo, onde ocorria até a manhã de hoje o velório de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, o 'Rei do Futebol'.

Para que pudesse prestar homenagens ao ex-jogador, Lula precisou de um grande esquema de segurança para que pudesse comparecer à Vila Belmiro — estádio oficial do Santos Futebol Clube, onde ocorre o velório. Por isso, o presidente precisou pousar com seu helicóptero no Ulrico Mursa, estádio da Portuguesa Santista, localizado a cerca de 500 metros de onde acontecem as homenagens, por volta das 9h desta terça-feira. Dali, seguiu de carro em um trajeto de dois minutos até o estádio do Santos.

Logo após a chegada do novo presidente do Brasil, uma missa foi iniciada. No local, também marcaram presença o prefeito de Santos, Rogério Santos, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Marcio França, o deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa, além de outros funcionários públicos da cidade e a própria população.

Outra homenagem

Como informado pelo g1, antes mesmo da cerimônia de posse de Lula ser realizada em Brasília, no dia 1, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pediu a todos presentes um minuto de silêncio em homenagem à Pelé, o eterno 'Rei do Futebol', que veio a falecer somente três dias antes, na quinta-feira, 29 de dezembro.

Nas redes sociais, Lula — que é um grande fã de futebol e de Pelé — também homenageou o ídolo em publicação: "Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e no Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que mutias vezes acabava em gol", iniciou, no dia da morte do craque.

Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona... Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé", disse, por fim.

Além do mais, o presidente também enviou uma coroa de flores para homenagear o craque. Nela, havia uma faixa com os dizeres: "Nossa sincera homenagem ao grande brasileiro, nosso rei Pelé. Presidente Lula e Janja Lula da Silva"