Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Lula se indigna com casas de 15m² em Campinas: 'Absurdo do absurdo'

Em live, o presidente Lula se manifestou sobre o projeto que visa casas de 15m² para pessoas de baixa renda

Redação Publicado em 19/06/2023, às 10h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Região em que são construídas as casas - Prefeitura de Campinas
Região em que são construídas as casas - Prefeitura de Campinas

Durante a live semanal, o presidente Luis Inácio Lula da Silva se manifestou a respeito de um tópico que tem causado indignação entre os brasileiros: a construção de casas de 15m² para pessoas de baixa renda.

O tópico causou polêmica nos últimos dias, quando a prefeitura de Campinas (SP) anunciou a construção de moradias populares com esse pequeno espaço. Durante o "Conversa com o Presidente", Lula disse que é necessário 'discutir o processo de degradação que mora o ser humano.'

"É importante a gente lembrar que precisamos discutir as palafitas, é preciso discutir o processo de degradação que mora o ser humano. Aquela história do prefeito [de Campinas] de fazer uma casa de 15 metros quadrados. Se essa moda pega, daqui a pouco estaremos construindo poleiros para que o povo possa morar. É o absurdo do absurdo do absurdo", explicou o presidente.

O projeto lançado pela prefeitura de Campinas se tornou um dos mais comentados assuntos nas redes sociais. As residências, que não foram finalizadas, apresentam apenas dois cômodos. A prefeitura informa que o terreno ocupa um total de 90 m² de área.

Prefeito se manifesta

Além de causar indignação os brasileiros, as casas também chamaram atenção de especialistas, que ressaltam que os imóveis não seguem a 'moradia digna' recomendada pela ONU, como repercutido pelo G1. Em sua conta no Twitter, o prefeito da cidade informou que as reclamações são feitas por 'lacradores da rede'.

"Quer saber a verdade sobre o residencial Mandela? Então escute o que dizem os moradores assentados pela Prefeitura. Agora quer saber porque os lacradores da rede não gostam dessa verdade? É porque pra viver melhor é preciso trabalhar e fazer. E quem invade as redes pra lacrar, não tá a fim de construir. São pessoas que estão na política só para criticar e destruir. Ainda bem que o povo não pensa como eles", escreveu o prefeito Dário Saadi.