Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Manuscrito de Clarice Lispector é publicado na França

Os rascunhos de 'A Hora da Estrela' feitos pela escritora foram restaurados para publicação

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 03/05/2021, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A escritora Clarice Lispector - Divulgação/AcervoIMS
A escritora Clarice Lispector - Divulgação/AcervoIMS

A editora francesa Les Saint Pères, que é especializada na publicação de manuscritos de grandes obras mundiais, publicará nesta segunda-feira, 3, os rascunhos de 'A Hora da Estrela', escritos por Clarice Lispector. Conforme o Splash, o lançamento ocorrerá de maneira conjunta na França, no Brasil e em Portugal.

Antes da publicação, o manuscrito passou por uma restauração. De acordo com Jessica Nelson, co-fundadora da editora, o objetivo é "restituir a escrita à mão à sua aparência original, como se a tinta tivesse acabado de secar no papel".

"É também uma maneira de devolver uma espécie de nobreza ao objeto-livro." prossegue. "Não negamos a modernidade, prova disso é que funcionamos muito bem por meio de nosso site e dos serviços online, mas o manuscrito recupera essa aura nobre da escritura."

Paulo Gurgel Valente, filho de Clarice, foi quem forneceu os documentos à editora. Ele também participou da elaboração do texto presente na nova publicação. 

"Conheço a obra de Clarice há um bom tempo, graças às Éditions des Femmes, e Paulo nos deu acesso às imagens do manuscrito de 'A Hora da Estrela', ele gostaria que o material fosse publicado," disse Jéssica.

"O trabalho é fruto deste encontro. Nos encontramos em Paris há alguns anos e depois o trabalho continuou a ser feito por minha equipe, sempre consultando o Paulo durante o estudo do material. Não quis acelerar o processo para coincidir com as comemorações do centenário, queria que o projeto existisse em seu próprio tempo", finalizou.