Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Mapa interativo mostra como diferentes idiomas e dialetos dizem a mesma palavra

Ao todo, o CLICS possui mais de 3.100 variedades de idioma e cerca de 2.900 conceitos

Fabio Previdelli Publicado em 15/01/2020, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mapa interativo mostra como diferentes idiomas e dialetos dizem a mesma palavra - Reprodução CLICS
Mapa interativo mostra como diferentes idiomas e dialetos dizem a mesma palavra - Reprodução CLICS

Você já parou para pensar como outros países dizem palavras comuns de nosso cotidiano em outro idioma ou dialeto? Agora, graças à plataforma CLICS, um banco de Dados de Colexificações Linguísticas Cruzadas, essa tarefa é possível.

Apresentando um mapa interativo, a ferramenta permite a comparação de diferentes palavras ao redor do mundo que têm o mesmo significado. Segundo a própria plataforma, o CLICS “provou ser uma ferramenta útil para vários tipos de investigação em associações semânticas entre idiomas, desde estudos sobre mudança semântica, padrões de conceitualização e paleontologia linguística”.

A palavra "jogar" se escreve "jugar" em espanhol / Crédito: Reprodução CLICS

Ao todo, a plataforma possui mais de 3.100 variedades de idioma e cerca de 2.900 conceitos. Além do mais, a ferramenta facilita a sistematização de conjuntos de dados linguísticos e também fornece saídas para muitos desafios comuns na pesquisa linguística.

No Brasil, a plataforma mostra a variação aplicada em dialetos de diversas regiões do país, como Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entretanto, para ver uma palavra em português, é preciso buscar Portugal no mapa.


+Saiba mais sobre mapas:

Mapas: Uma viagem deslumbrante pelas terras, mares e culturas do mundo, de Aleksandra Mizielinscy e Daniel Mizielinscy (2017) - https://amzn.to/30sJa1z

Mapa raspadinha mapa do mundo de raspar bandeiras deluxe tamanho grande 90X60CM SCRATCH MAP - https://amzn.to/2RptR5z

Mapa de Raspar Mundi Raspadinha Preto e Dourado - Papel Laminado - 82x60cm - Não Rasga - https://amzn.to/2uW2sRm

Trabalhando com Mapas - Introdução à Geografia, de Editora Ática (2010) - https://amzn.to/2TtGrU3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.