Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Resgate

Marinha brasileira salva turista argentino em Ilha Grande, no Rio de Janeiro

A operação foi realizada na última terça-feira, 15, após o bote com o argentino e seus três amigos virar pela agitação do mar

Redação Publicado em 18/08/2023, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do resgate do turista argentino pela Marinha brasileira - Divulgação/Agência Marinha de Notícias
Imagem do resgate do turista argentino pela Marinha brasileira - Divulgação/Agência Marinha de Notícias

Na última terça-feira, 15, a Marinha brasileira resgatou um turista na região de Ponta de Castelhanos, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. O argentino, que estava visitando o estado a passeio, resolveu andar de caiaque com três amigos, quando o bote tombou em razão do agito do mar. 

O sobrevivente, Matias Tolosa, nadou até um paredão de rochas que havia por perto e solicitou ajuda pelo rádio. Ele foi resgatado pelo Navio Hidroceanográfico Faroleiro “Almirante Graça Aranha” e está bem. 

Tive um acidente, fui até as pedras, estou muito agradecido à tripulação, todos me ajudaram a sair e me deram água, roupa e mediram minha pressão. Não sei como agradecer.”, afirmou Matias em uma gravação da Marinha.

Conforme repercutido pela CNN Brasil, dois outros canoístas remaram até a margem da praia de Lopes Mendes, em Ilha Grande, e chegaram na tarde do dia seguinte, 16. O terceiro companheiro, que num primeiro momento foi dado como desaparecido, alcançou a mesma praia com a ajuda do Corpo de Bombeiros.

Perigo

Segundo dados divulgados pela Marinha do Brasil, 272 pessoas tiveram de ser resgatadas de rio e mares em 2023. Desde 2019, 5.282 resgates aconteceram, após 1.662 operações de busca e salvamento.