Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Comparado a Meca: Acampamento de caçadores-coletores é escavado na Inglaterra

No local, que já era habitado há 8 mil anos, arqueólogos descobriram mais de 300 mil relíquias

Ingredi Brunato Publicado em 29/08/2023, às 13h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia aérea do assentamento - Divulgação/ Oxford Archaeology Ltd
Fotografia aérea do assentamento - Divulgação/ Oxford Archaeology Ltd

Na Inglaterra, pesquisadores de Oxford descobriram um fascinante assentamento datado de 8 mil anos atrás, ou seja, do período mesolítico. O acampamento foi descrito como uma espécie de "Meca" da época por ter atraído diferentes povos durante períodos históricos separados, o que o torna muito curioso do ponto de vista arqueológico. 

Não é um local muito típico. Sabíamos que tínhamos algo bastante incomum", apontou Fraser Brown, um dos arqueólogos envolvidos na escavação, em entrevista ao McClatchy News.

A exploração do acampamento levou meses para ser finalizada, período durante o qual a equipe de pesquisadores foi capaz de desenterrarmais de 300 mil artefatos, dentre os quais estavam inclusos fragmentos de ocre (um tipo de argila pigmentada usada para pintura corporal), pontas de flecha e um tridente de madeira. 

Montagem mostrando pedaço de ocre e tridente de madeira / Crédito: Divulgação/ Oxford Archaeology Ltd

Através das eras 

Conforme repercutiu o Miami Herald, o sítio arqueológico foi habitado por caçadores-coletores em 6 mil a.C., e depois por agricultores do Neolítico quando voltou a ser habitado por volta de 3,8 mil a.C. Mais tarde, o território também esteve sob domínio do próprio Império Romano.