Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Menino encontra moeda romana enquanto brincava em caixa de areia

A inesperada descoberta arqueológica do artefato de 1.800 anos ocorreu na Alemanha

Ingredi Brunato Publicado em 14/08/2023, às 15h04 - Atualizado em 21/08/2023, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de denário de prata - Divulgação/ Wikimedia Commons/ NumisAntica
Fotografia meramente ilustrativa de denário de prata - Divulgação/ Wikimedia Commons/ NumisAntica

Na Alemanha, um garotinho de apenas 8 anos fez uma impressionante descoberta arqueológica enquanto brincava na caixa de areia de um clube pós-escolar: ele encontrou nada menos que um denário romano. 

A moeda de prata, que foi estimada como tendo sido cunhada há 1.800 anos, durante o governo do imperador Marco Aurélio, surpreendeu arqueólogos da região. Vale mencionar que o achado ocorreu em 2022, todavia apenas foi anunciado ao público na última sexta-feira, 11, durante coletiva de imprensa. 

Incomum

De acordo com o pesquisador Uta Halle, a descoberta pode ser considerada "incomum" por ter ocorrido na cidade de Bremen, que não faz parte do território ocupado pelo Império Romano no passado. 

Conforme informações repercutidas pelo The Charlotte Observer, o especialista especula que a moeda pode ter ido parar em meio à caixa de areia durante o processo de mineração do material, ou então viajado para a região no bolso de algum saqueador de séculos atrás.