Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escócia

Encanador encontra mensagem de 135 anos dentro de garrafa em piso de residência

Descoberta se deu na Escócia, no último dia 14

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 21/11/2022, às 11h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Garrafa com mensagem encontrada após 135 anos - Divulgação / Peter Allan
Garrafa com mensagem encontrada após 135 anos - Divulgação / Peter Allan

Ao fazer um buraco no piso de uma casa, no último dia 14, um encanador de Edimburgo encontrou uma mensagem de 135 anos dentro de uma garrafa de uísque. Peter Allan, de 50 anos, mal pôde acreditar no que vira e logo correu para avisar Eilidh Stimpson, a dona da residência, sobre sua descoberta.

Conforme declarou Allan à BBC Escócia, todos, incluindo os dois filhos de Stimpson, de 8 e 10 anos de idade, ficaram bastante entusiasmados com o achado.

"A sala tem 10 pés por 15 pés [cerca de 3 por 4,5 metros] e eu cortei exatamente ao redor da garrafa sem saber que ela estava lá. Não consigo acreditar", declarou o profissional. "Eu estava movendo um radiador e cortei um buraco aleatório para encontrar a tubulação e lá estava, não sei como isso aconteceu." 

Como os filhos de Eilidh se encontravam na escola no momento da descoberta, a mulher, que é médica, decidiu aguardar para ler a mensagem somente após a chegada das crianças. 

"Quando busquei eles na escola, falei que tinha algo realmente emocionante para dizer e eles perguntaram 'Vamos comer cachorros-quentes no lanche?'", contou a proprietária do imóvel à fonte.

"Eles tentaram adivinhar mais algumas vezes e então eu disse a eles que uma mensagem em uma garrafa havia sido encontrada em nossa casa. Eles ficaram muito animados e pensaram que talvez fosse um tesouro."

Ao chegar em casa, a família tentou retirar o bilhete de dentro do recipiente com o uso de pinças e alicates, mas o papel começou a rasgar. Assim, Eilidh decidiu quebrar a garrafa com um martelo.

"Estávamos todos nos aglomerando, apontando lanternas para a mensagem e tentando ler, foi tão emocionante", declarou a mãe dos meninos.

O que dizia o bilhete

De acordo com informações da BBC, a mensagem foi assinada por uma dupla de trabalhadores, no ano de 1887.

"James Ritchie e John Grieve instalaram este piso, mas não beberam o uísque. 6 de outubro de 1887", diz o início do texto. "Quem encontrar esta garrafa pode pensar que nossa poeira está soprando ao longo da estrada", finaliza a mensagem.

Mensagem encontrada em garrafa / Crédito: Divulgação / Eilidh Stimpson / Peter Allan

"Me sinto absolutamente terrível por ter quebrado uma garrafa de 135 anos, mas foi a única maneira de alcançar o bilhete. Guardei todos os pedaços num Tupperware", disse a dona da casa.

Após a descoberta, um amigo da família buscou no Censo de 1881 informações sobre os trabalhadores que assinaram o bilhete e descobriu que ambos viviam a poucos quilômetros dali, na região de Newington, em Edimburgo.

Preservação do bilhete

Mais tarde, um curador da Biblioteca Nacional da Escócia entrou em contato com a família recomendando que a mensagem fosse preservada em um envelope livre de ácidos.

"Encomendei alguns envelopes e acho que, no fim das contas, vamos enquadrar o bilhete com um pedaço da garrafa, como o gargalo, porque é uma coisa muito emocionante e adorável de se ter", declarou Eilidh.

Ela também afirmou que pretende, junto aos familiares, colocar uma nova garrafa no buraco antes que ele seja fechado. Dentro dela, será colocado um novo bilhete, junto a uma transcrição da mensagem original.

"Pensar que ficou lá todo esse tempo e poderia ter ficado lá para sempre é incrível. Não é apenas dos anos 1970 ou algo assim, é muito mais antigo, é muito legal", declarou.