Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

25 anos após ser lançada na Escócia, mensagem em garrafa é encontrada na Noruega

O artefato foi descoberto a 1.287 km de distância do local original, onde foi jogado no mar por uma menina escocesa

Isabela Barreiros Publicado em 26/01/2022, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mensagem na garrava escrita pela menina escocesa - Divulgação/Acervo Pessoal/Elena Andreassen Haga
Mensagem na garrava escrita pela menina escocesa - Divulgação/Acervo Pessoal/Elena Andreassen Haga

Há 25 anos, uma menina de oito anos lançou de um barco de pesca, no mar da costa de Peterhead, na Escócia, uma mensagem dentro de uma garrafa como parte de um projeto escolar. No verão de 2020, o artefato foi encontrado, mas a 1.287 km de distância.

Em Gasvaer, no norte da Noruega, Elena Andreassen Haga foi responsável por encontrar a garrafa verde que data de 1996 e decidiu encontrar sua autora, Joanna Buchan, pelas mídias sociais — o que ela conseguiu recentemente.

Quando encontrou a garrafa, Elena logo identificou algo dentro dela. Em entrevista à BBC Escócia, ela contou que imediatamente decidiu abrir o recipiente para descobrir o que havia dentro dele.

Então abrimos e tivemos que ter muito cuidado porque, como você pode ver pela foto da carta, provavelmente já está na água há algum tempo, mas conseguimos dobrá-lo e podemos ler que isso é realmente da Escócia, então isso foi legal", relembrou.

Na carta, endereçada ao “descobridor” e escrita à mão, a garota descrevia seu amor por doces, cachorro de estimação, projetos escolares e até mesmo o fato de que “odiava” garotos.

A carta escrita por Joanna / Crédito: Divulgação/Acervo Pessoal/Elena Andreassen Haga

Depois de ler o conteúdo da mensagem, a norueguesa procurou por Joanna nas redes sociais e enviou uma mensagem no Facebook, a qual ela respondeu apenas na última segunda-feira, 24.

Agora médica aos 34 anos, a escocesa vive em New South Wales, na Austrália e contou que “morreu” de rir quando leu o que escreveu há 25 anos na mensagem na garrafa, que contava com detalhes de sua “casa bastante grande” e amor por ursos de pelúcia.

Lembro-me vagamente de fazer uma mensagem em uma garrafa na Peterhead Central School que enviamos para Peterhead em 1996", acrescentou. "Eu estava tipo 'essa é a minha caligrafia'”, disse.

"Há algumas falas realmente adoráveis ​​lá, como o que era importante para mim na época. Eu gostaria de poder contar aos meus professores da época, de quem teria sido a ideia. Claramente cumpriu seu tempo no Mar do Norte”, completou.