Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Meteoro

Meteoro explode sobre mar no Rio Grande do Sul durante a madrugada

Explosão de meteoro foi registrada na madrugada desta terça-feira, 26, em local próximo à região de Mostardas e Santa Vitória do Palmar

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 27/03/2024, às 10h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Meteoro foi visto na região sul do RS - Divulgação
Meteoro foi visto na região sul do RS - Divulgação

Na madrugada desta terça-feira, 26, por volta das 0h57, foram registradas a queda e explosão de um meteoro bólido próximo à região de Mostardas e Santa Vitória do Palmar, no Rio Grande so Sul. O evento foi capturado pelo observatório espacial Heller & Jung, que informou que o objeto adentrou a atmosfera a uma altitude de 99 km e se desintegrou sobre o mar.

O meteoro explodiu a uma distância de 633 km da costa do estado e, conforme explicou o pesquisador Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, apresentou uma magnitude elevada, o que significa que sua luminosidade foi intensa em comparação com as estrelas visíveis.

Imagens do acontecimento mostram o momento em que as nuvens foram iluminadas pela manifestação do fenômeno. "Na escala, ele é de magnitude -9. Muito luminoso. Basicamente, quanto menor o número maior o brilho do meteoro", esclarece Jung.

Visíveis a olho nu

Os meteoros bólidos são visíveis a olho nu, especialmente em locais com baixa poluição luminosa, conforme explicou o pesquisador. Segundo o mapeamento do observatório, os meses mais propícios para a ocorrência desse fenômeno são janeiro e abril, seguidos por outubro e novembro.