Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cangurus

Milhões de cangurus podem ser abatidos na Austrália para que não morram de fome

População de cangurus pode chegar a 60 milhões em breve no país

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 15/05/2023, às 07h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Penny por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Penny por Pixabay

Ambientalistas estão alertando que milhões de cangurus na Austrália correm o risco de morrer de fome caso o crescimento populacional desses animais não seja controlado. Alguns defensores argumentam a favor do abate de parte dos mamíferos como uma medida preventiva para evitar um futuro de sofrimento para eles.

Os cangurus possuem um ciclo reprodutivo rápido, o qual é favorecido pela abundância de pastagem após as chuvas, conforme explicado pela ecologista Katherine Moseby em entrevista à AFP. Estima-se que a população desses marsupiais possa alcançar 60 milhões em breve, como destacou o portal de notícias UOL.

No entanto, quando os recursos alimentares se esgotam, animais podem morrer em massa e, como alertou Moseby, não há recursos suficientes para sustentar todos os cangurus. Portanto, ela defende o sacrifício como uma forma de evitar um sofrimento extremo para esses animais e como um meio de controlar a população.

Eles estão morrendo de fome. Vão a banheiros públicos e comem papel higiênico. (...) Durante a última seca, estimamos que entre 80% e 90% dos cangurus morreram em algumas áreas” disse Katherine.

Abate

De acordo com a fonte, embora o governo australiano proteja os cangurus, a maioria deles não enfrenta risco de extinção. Isso resulta na possibilidade de autorização prévia para caça em grande parte do território.

Anualmente, cerca de 5 milhões de cangurus são abatidos. A indústria local utiliza a carne desses marsupiais como alimento e ração para outros animais, além de aproveitar o couro na fabricação de roupas e sapatos.

Divergências

No entanto, existem divergências entre os ambientalistas em relação à ideia de abater esses mamíferos. Algumas partes do movimento ambiental, inclusive, pressionam marcas como Nike e Puma a abandonarem o uso de couro de canguru em seus produtos.

Mas embora essas ações sejam motivadas por boas intenções, um pesquisador argumenta que é necessário adotar uma abordagem abrangente.

Para George Wilson, especialista em manejo populacional de cangurus, as campanhas contra o uso de carne e couro na indústria são irracionais, pois também é necessário evitar que os animais morram de fome.

Eles [organizações de defesa animal] dizem que é antiético. Mas antiético é deixá-los morrer de fome. A crueldade está em não fazer nada sobre isso", apontou Wilson.