Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Milli Vanilli

Milli Vanilli: Fab Morvan aponta 'responsável' por morte do parceiro, 25 anos depois

'Milli Vanilli', documentário sobre a polêmica dupla, estreou no Paramount+ com depoimentos emocionantes

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 25/10/2023, às 13h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rob Pilatus e Fab Morvan, o Milli Vanilli, juntos na capa do CD promocional de 'Blame It On The Rain' - Divulgação/Hansa Records
Rob Pilatus e Fab Morvan, o Milli Vanilli, juntos na capa do CD promocional de 'Blame It On The Rain' - Divulgação/Hansa Records

Na última terça-feira, 24, estreou no Paramount+ o documentário 'Milli Vanilli', que relembra a trajetória da polêmica dupla que agitou o final dos anos 1980 e início da década de 1990. Na produção, Fab Morvan recorda, entre outras coisas, de uma das últimas vezes que viu seu companheiro, Rob Pilatus, com vida — ele morreu em 1998 em decorrência de uma overdose acidental.

Na ocasião, Morvan estava do lado de fora do clube de rock Viper Room, em Hollywood, quando viu um homem tropeçando pelo caminho. "Enquanto ele estava caindo, seu corpo virou e eu olhei em seus olhos e pensei: 'Oh meu Deus, isso não é verdade. Estava olhando para Rob Pilatus", disse o cantor, hoje com 57 anos.

Ele, então, levou Rob até sua residência — que parecia mais uma casa de crack, conforme descrito pelo New York Post.

A morte de Pilatus

Quase uma década após atingir o topo das paradas de sucesso em 1989, com sucessos como "Girl You Know It's True", "Baby Don't Forget My Number" e "Blame It on the Rain", Rob Pilatus voltou a ganhar o noticiário. Mas desta vez por uma notícia trágica.

Em 3 de abril de 1998, ele foi encontrado, sem vida, sozinho em seu quarto de hotel em Frankfurt, na Alemanha. Aos 32 anos, o músico foi vítima de uma mistura letal de álcool e comprimidos prescritos.

Rob Pilatus e Fab Morvan, o Milli Vanilli, juntos na capa do LP 'All Or Nothing'/ Crédito: Divulgação / Hansa Records

Para Fab Morvan, a perda do parceiro foi motivada pela brutal crítica que eles receberam após a farsa ser exposta pelo próprio produtor, Frank Farian, em novembro de 1990. No álbum de estreia da dupla, que vendeu mais de 6 milhões de cópias apenas nos EUA, eles não cantaram uma nota sequer.

Houve bullying por parte de todo mundo. Mas o quão mal eu preciso ser para matar alguém?", disse o músico ao NY Post. "Eles mataram meu parceiro. Foi o que fizeram pela forma como nos trataram. Ele morreu de coração partido".

A origem da dupla

O documentário 'Milli Vanilli' conta como Fab Morvan, então com 18 anos, se mudou de Paris para Munique, onde conheceu Pilatus — que, na época, dançava break dance em uma festa.

Os dois começaram a fazer seus próprios eventos, o que culminou com a dupla dançando junto de estrelas pop e fazendo shows como modelos. As longas tranças que adotaram, que se tornaram uma marca registrada, atraíram o produtor Frank Farian, descrito no documentário como o "gênio do mal" por trás de Milli Vanilli.

Morvan conta que ele e Rob ficaram tão animados com a assinatura do contrato que não leras as cláusulas antes de assiná-lo. "Quando assinei aquele documento, isso significava que poderíamos comer, pagar o aluguel e comprar algumas roupas", aponta. "Não sabíamos o que viria a seguir."

Foi só meses depois, quando a dupla foi até o estúdio de Farian, em Frankfurt, que eles descobriram que suas vozes não seriam usadas no single de estreia "Girl You Know It's True". O vocal foi substituído pelas vozes de Brad Howell e Charles Shaw.

Fab Morvan disse acreditar que a mudança seria apenas para aquela faixa, portanto, eles seguiram em frente com o combinado e continuaram a dublar a canção em shows pela Europa e Estados Unidos. Mas após o sucesso, Frank produziu um álbum usando o mesmo artifício — apenas substituindo Shaw pela voz de John Davis.

Morvan e Pilatus seguiram com a farsa até mesmo durante a apresentação no Grammy de 1990, quando ganharam um prêmio na categoria "Melhor Novo Artista". Após isso, porém, eles reiteraram o desejo do segundo álbum ser gravado com suas próprias vozes; mas Farian já o havia produzido com os vocais de Howell e Davis. Um desentendimento entre as partes levou o produtor a expor a farsa pouco depois.

Fab Morvan e Rob Pilatus até tentaram retornar ao estrelato com o nome artístico de Rob & Fab, lançando um disco em 1993. Mas o álbum vendeu apenas duas mil cópias, recorda o NY Post.

O fracasso derrubou ainda mais Pilatus, que caiu de vez no mundo das drogas. "Algo em mim morreu e depois disso não me importei mais com nada", diz sua voz em entrevista em áudio no documento.