Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Irã

Jovem símbolo dos protestos no Irã morre durante repressão policial

Hadith Najafi, de 20 anos, está entre os manifestantes mortos pela polícia iraniana

Redação Publicado em 26/09/2022, às 09h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hadis Najati - Divulgação / Twitter
Hadis Najati - Divulgação / Twitter

Hadith Najafi, jovem considerada símbolo dos protestos que tomaram as ruas no Irã pelos direitos das mulheres após a morte de Mahsa Amini, está entre as vítimas da repressão policial.

Segundo informações da agência de notícias ANSA, ela ganhou notoriedade após aparecer em um vídeo sem o véu islâmico e amarrando o cabelo antes de uma manifestação.

"Sua irmã me disse que ela tinha apenas 20 anos e foi morta por seis balas na cidade de Karaj", escreveu no último domingo, 25, a jornalista iraniana Masih Alinejad em seu perfil no Twitter.

Direito de protestar

Apesar de os protestos serem pacíficos, as autoridades iranianas têm utilizado da violência e do gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, o que vem sendo condenado pela União Europeia (UE).

"Os cidadãos do Irã, como em qualquer outro país, têm o direito de protestar pacificamente. Este direito deve ser garantido em todas as circunstâncias", defendeu o Alto Representante da UE para a Política Externa, Josep Borrell.

De acordo com ele, "a UE considerará todas as opções à sua disposição tendo em vista o próximo Conselho de Relações Exteriores para abordar o assassinato de Mahsa Amini e a maneira como as forças de segurança iranianas responderam às manifestações que se seguiram".

"A UE e seus Estados membros instam as autoridades iranianas a respeitar estritamente os princípios consagrados no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, do qual o Irã faz parte. Portanto, esperamos que interrompa imediatamente a repressão violenta aos protestos e garanta o acesso à Internet e o livre fluxo de informações", declarou.