Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Mosaico romano é descoberto sob obras de supermercado na Inglaterra

Datado de 1,6 mil anos atrás, antigo mosaico foi encontrado sob terreno de construção de mercado na cidade de Olney, na Inglaterra

Éric Moreira sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 20/03/2023, às 08h11 - Atualizado às 08h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de mosaico romano descoberto sob obras de mercado na Inglaterra - Reprodução/Facebook/Oxford Archaeology
Fotografias de mosaico romano descoberto sob obras de mercado na Inglaterra - Reprodução/Facebook/Oxford Archaeology

Localizada à beira da rodovia Warrington Road, no trecho da cidade de Olney, na Inglaterra, uma simples obra de construção de um supermercado da rede alemã Aldi chamou bastante atenção no último fim de semana. Isso porque, conforme divulgado na última sexta-feira, 17, na página do Facebook da Oxford Archaeology, um antigo mosaico romano foi descoberto sob o terreno.

Segundo o órgão governamental britânico Historic England, uma escavação foi encomendada no local, devido à proximidade com outro local romano escavado anteriormente. A cidade de Olney, segundo a Ancient Origins, possui uma rica história relacionada à ocupação romana da Grã-Bretanha, tendo desempenhado um importante papel no comércio de lã da Idade Média.

Parte do mosaico romano descoberto sob obras de mercado na Inglaterra
Parte do mosaico romano descoberto sob obras de mercado na Inglaterra / Crédito: Reprodução/Facebook/Oxford Archaeology

Escavações anteriores em Olney também teriam revelado antigos assentamentos e edifícios medievais, sendo uma das descobertas mais importantes os restos de uma vila romana de 150 d.C., desenterrada no início do século 20. O local, por sua vez, teria sido o lar de uma rica família, contando com uma exuberante casa de banho e um sistema de aquecimento no piso, segundo a Revista Galileu.

O mosaico

Já o mosaico recém descoberto, datado de 1,6 mil anos atrás, é composto por diversos azulejos nas cores vermelha, branca e azul, com "cores vibrantes e padrões decorativos intrincados", conforme descrevem os arqueólogos. Além disso, John Boothroyd, gerente sênior de projetos da Oxford Archaeology, disse que o mosaico "excedeu em muito" as expectativas de possíveis descobertas de vestígios romanos na região.

Fotografia das escavações do mosaico romano
Fotografia das escavações do mosaico romano / Crédito: Reprodução/Facebook/Oxford Archaeology

 Além do mosaico, as escavações revelaram, ainda, diversas estruturas de pedra, conforme repercutido pelo Miami Herald. Estas, por sua vez, foram identificadas como partes de uma antiga casa de banho, ou mesmo de cisternas utilizadas para coleta de água.

Por fim, a equipe de arqueólogos ainda acredita que possam existir outros vestígios de obras de arte ou construções da Roma Antiga sob a Warrington Road; porém, elas não serão escavadas, devido a localização. No entanto, pensando no mosaico encontrado sob as obras do supermercado, os pesquisadores propuseram ao conselho municipal local um plano para preservá-lo, tendo sido ele coberto com um material protetor.