Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Mulher é presa na Rússia por doar dinheiro para ONG de ajuda à Ucrânia

Ksenia Karelina, que possui dupla cidadania, foi detida pelas autoridades enquanto visitava familiares em território russo; entenda!

Redação Publicado em 22/02/2024, às 09h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo que a mostra sendo levada para audiência - Divulgação/ Redes Sociais/ @igorsushko
Trecho de vídeo que a mostra sendo levada para audiência - Divulgação/ Redes Sociais/ @igorsushko

Ksenia Karelina é uma mulher de 33 anos de dupla cidadania que mora nos Estados Unidos e acabou sendo presa no início deste mês de fevereiro pelas autoridades da Rússia enquanto visitava sua família. 

A russa-americana, que dividia seu tempo entre trabalhar num spa e atuar como bailarina amadora, foi acusada de realizar atos pró-Ucrânia e financiar a compra de armas para o país, que está atualmente em guerra com a Rússia. 

A ação de Karelina que teria motivado a acusação foi uma doação de 51,80 dólares — que equivale a cerca de 255 reais, na cotação atual — a uma ONG de ajuda humanitária destinada à população ucraniana. 

Razom for Ukraine, a entidade beneficiada pela doação da russa-americana, afirmou em um comunicado que estava "chocada" com o desdobramento, conforme repercutido pelo UOL. 

A prisão 

Vale mencionar ainda que a prisão de Ksenia Karelina é preventiva, de forma que ela permanecerá detida enquanto aguarda julgamento. Um vídeo divulgado pela mídia estatal russa, aliás, mostrou a mulher vendada enquanto era conduzida por oficiais para uma audiência judicial. Confira abaixo a gravação: 

Outro detalhe que dificultará sua assistência por autoridades internacionais é o fato da Rússia não reconhecer a dupla cidadania.