Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / ONU

Mundo teve retrocesso de 5 anos na qualidade de vida humana, diz ONU

É a primeira vez em 30 anos que o órgão registra um recuo no desenvolvimento global

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/09/2022, às 10h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia meramente ilustrativa de morador de rua - Divulgação/ Freepik/ jcomp
Fotografia meramente ilustrativa de morador de rua - Divulgação/ Freepik/ jcomp

Um alarmante relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira, 8, revela que o mundo passou pelo equivalente a um retrocesso global de cinco anos na qualidade de vida humana. 

A constatação foi feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que mede o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) internacional. Em 2020, a medida passou por uma queda pela primeira vez desde que foi criada, há 30 anos. Em 2021, o recuo se repetiu. 

Na prática, isso significa um recuo na expectativa de vida, no nível de escolarização e na renda média das pessoas. Segundo o documento divulgado, mais de 90% dos países ao redor do mundo foram afetados por esse retrocesso.

O Brasil, em particular, caiu três posições no ranking global do IDH, tendo experienciado, portanto, um impacto negativo acima da média internacional na qualidade de vida de sua população. Nosso IDH atual é mesmo de 2014. 

As causas 

Essa recessão histórica registada pela ONU seria um resultado de eventos como a pandemia de covid-19, a consequente crise econômica, além de uma intensificação das mudanças climáticas e da polarização política vivida pelo mundo. 

Nós já tivemos desastres antes. Já tivemos conflitos antes. Mas a confluência do que estamos enfrentando agora é um grande revés para o desenvolvimento humano", afirmou Achim Steiner, que chefia a PNUD, em uma conversa com a AFP. 

Ainda de acordo com o profissional, os dados explicam porque "tantas pessoas estão começando a se sentir desesperadas, frustradas, preocupadas com o futuro".