Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Mural desconhecido de Cezánne é encontrado durante reforma

Com cerca de 19 metros, 'Entrée du port' foi encontrado em uma das paredes da sala principal da mansão onde Cezánne morou durante sua infância

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 05/03/2024, às 11h44 - Atualizado às 19h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A casa de infância de Paul Cezánne - Cidade de Aix-en-Provence e Domínio Público
A casa de infância de Paul Cezánne - Cidade de Aix-en-Provence e Domínio Público

Durante reformas na casa de infância do artista francês Paul Cézanne, em agosto de 2023, trabalhadores fizeram uma descoberta surpreendente: após removerem camadas de papel de parede, gesso e tinta em uma das paredes da sala principal da mansão, foi achado um mural, até então, desconhecido do 'pai da arte moderna'. 

Agora conhecido como 'Entrée du port' (ou 'Entrada do Porto' em tradução livre), o mural de cerca de 19 metros, embora tenha tido uma grande parte destruído, representa uma cena marítima, onde foi possível identificar "bandeiras [estandartes] flutuantes, mastros, um céu que se estende pela parte superior da parede e elementos arquitetônicos correndo pelas laterais", repercutiu o Art Newspaper na semana passada. 

Sabe-se que Cézanne produziu dezenas de murais e pinturas em sua casa de infância, a Bastide du Jas de Bouffan, que fica em Aix-en-Provence, na França. Até então, os especialistas acreditam que Paul havia criado apenas nove obras diretamente nas paredes do Grande Salão da mansão, mas o recente achado muda essa perspectiva. 

"Ficamos simplesmente estupefatos", relatou a estudiosa de Cézanne, Mary Tompkins Lewis, uma das especialistas convidadas para ver o mural no ano passado, em entrevista ao NPR. "Foi um momento muito emocionante."

Conforme repercute o All That Interesting, nem todos na vida de Cézanne o encorajaram a seguir a arte, como seu pai, que tinha predileção que o filho exercesse a advocacia ou gerisse o banco da família. 

Mesmo assim, ele permitiu que Paul explorasse seu amor pela arte nas paredes de sua casa. E é justamente um destes momentos que, agora, os especialistas podem estudar a evolução do pintor. 

A obra de arte expande nossa compreensão de como o artista desenvolveu seu estilo", disse Tompkins Lewis à NPR. "Nós realmente o vemos crescer, de um pintor provinciano tentando agradar seu pai a um jovem artista rebelde que conquistaria o mundo em Paris."

Segundo o Art Newspaper, através de 'Entrée du port', os especialistas puderam identificar a influência que outros artistas tiveram sobre o jovem Cezánne, como Claude-Joseph Vernet ou Claude Lorrain — dois artistas franceses que pintaram frequentemente portos marítimos nas suas obras.

"Permite-nos perceber e compreender, a partir das obras do 'Grande Salão'… a revolução pictórica que o artista realizou, passando de obras consideradas decorativas para obras de afirmação da sua personalidade como artista", afirmaram as autoridades, segundo o Smithsonian.

Embora vários murais de Paul Cézanne tenham sido removidos da casa e espalhados por museus de todo o mundo, 'Entrée du Port' deverá permanecer na morada de infância do artista. 

"Esse mural que descobrimos, vamos deixar; vamos mantê-lo lá", disse o presidente da Société Paul Cézanne, Denis Coutagne, à NPR. "É o resultado de um trabalho contínuo de restauro do Grande Salão, com vista à sua reabertura em 2025."