Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Muralha de Adriano é danificada por vândalos na Inglaterra

A estrutura milenar sofreu estragos após ser atingida por uma árvore que foi cortada propositalmente

Redação Publicado em 08/11/2023, às 12h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da árvore caída por cima do monumento - Divulgação/ Youtube/ Sky News
Fotografia da árvore caída por cima do monumento - Divulgação/ Youtube/ Sky News

A Historic England, que é um órgão governamental do governo britânico responsável pela preservação de monumentos no Reino Unido, anunciou que a Muralha de Adriano, construída a quase 2 mil anos atrás, sofreu danos após um ato deliberado de vandalismo. 

O ato em si foi a derrubada de uma árvore famosa que ficava próxima à estrutura milenar. Vencedora do título de "Árvore do ano da Inglaterra" em 2016, ela chamou atenção do público pela primeira vez ao ser mostrada no clássico filme "Robin Hood: Príncipe dos Ladrões", lançado em 1991. 

A derrubada proposital da planta se deu no último mês de setembro, e, embora esteja sob investigação desde então, os culpados ainda não foram encontrados. Após o corte, infelizmente, o tronco da árvore caiu horizontalmente sob a Muralha de Adriano, assim provocando os estragos identificados pelos especialistas.

Fotografia da árvore quando estava de pé / Crédito: Divulgação/ Wikimedia Commons/ Arquivo Pessoal/ Clementp1986

Vandalismo 

Conforme repercutiu a CNN, o time da Historic England afirma ter descoberto rachaduras e partes lascadas em duas das pedras que compõem o monumento histórico. Agora, o objetivo do órgão é tentar reparar esses danos. 

A Muralha de Adriano, vale lembrar, foi construída pela civilização romana ainda no século 2 a fim de proteger sua fronteira noroeste. Considerada como um Patrimônio Mundial da Unesco, a estrutura possui por volta de 117 quilômetros de extensão.