Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

No Louvre, será possível ver a Monalisa em realidade virtual

A exposição "Monalisa Além do Vidro" estreará em outubro e traz uma nova experiência para o público

Joseane Pereira Publicado em 17/06/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

No dia 24 de outubro de 2019, o Museu do Louvre, em Paris, estreará sua primeira incursão em realidade virtual. A exposição Mona Lisa: Além do Vidro, experiência digital que aproximará os espectadores da mais famosa obra de Da Vinci, será lançada junto à retrospectiva da carreira artística do autor, celebrando seu 500º aniversário de morte.

Realismo Virtual

Com a exposição, não será mais necessário enfrentar multidões para apreciar o quadro: será possível ver a Mona Lisa em casa, com proximidade incomparável e resolução impressionante. Os espectadores poderão inclusive adentrar o vidro protetor para explorar detalhes não visíveis a olho nu.

"O público terá uma experiência imersiva desta extraordinária obra-prima", afirmou Dominique de Font-Réaulx, diretora de mediação e programação cultural do Louvre."Essa colaboração permitirá que os visitantes conheçam e aprendam mais sobre a própria Mona Lisa, além dos mitos e lendas que a acompanharam por mais de 500 anos."

A experiência digital será lançada em outubro / Créditos: Reprodução

A exposição estará lado a lado com novas pesquisas científicas sobre as técnicas que Da Vinci usou para pintar sua obra-prima, além de informações adicionais sobre a nobre italiana Lisa del Giocondo que inspirou o quadro.

Segundo um porta-voz do Louvre, “Mona Lisa: Além do Vidro refletirá a prática revolucionária de Leonardo da Vinci como um verdadeiro polímata renascentista, que trabalhou em ciência, engenharia, arquitetura e arte”.

"A experiência da realidade virtual vai homenagear um artista que constantemente abraçou a inovação ao longo de sua carreira, e vai celebrar o legado duradouro de Da Vinci como um dos maiores pintores da história."

A retrospectiva do aniversário de Leonardo da Vinci será exibida no Museu do Louvre de 24 de outubro de 2019 a 24 de fevereiro de 2020.