Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Curioso 'anel incompleto' da Idade do Bronze é doado para museu britânico

O artefato, que foi descrito como 'incrivelmente misterioso', teria sido descoberto por um detectorista de metais

Ingredi Brunato Publicado em 27/03/2023, às 18h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do anel em diferentes ângulos - Divulgação/ Condado de Norfolk/ Andrew Williams
Fotografia do anel em diferentes ângulos - Divulgação/ Condado de Norfolk/ Andrew Williams

Um dono de terras na Inglaterra recentemente doou ao Museu do Castelo de Norwich um raro artefato datado da Idade do Bronze que foi encontrado em sua propriedade com o uso de um detector de metais. 

O objeto histórico é um "anel incompleto" ou "anel penannular", que não é fechado, sendo confeccionado com parte de sua circunferência faltando. As descobertas desse tipo de joia são incomuns: em todo o território britânico, a estimativa é que apenas 150 desses itens já foram desenterrados, conforme repercutiu a BBC. 

O período do qual vem o anel (entre os anos de 1150 a.C. e 800 a.C.) é outro aspecto que gera surpresa. Isso, pois a relíquia, como é feita de ouro, precisaria ser posse de um indivíduo rico — e na Idade do Bronze, não havia muito espaço para isso, uma vez que a maioria dos indivíduos vivia do que plantava e moléstias como fome, guerra e doenças eram uma ameaça constante. 

Enigma do passado

Descrito como "incrivelmente misterioso" por Helen Geake, especialista que trabalha no Serviço de Antiguidades Portáteis Norfolk, vale destacar que também não sabemos qual teria sido o uso do artefato. Uma possibilidade, porém, é que ele tenha sido usado no nariz ou orelha, de forma semelhante a um brinco de pressão.