Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Alucinógenos

Na Espanha, seita que realizava rituais neo-xamânicos é desmantelada

Liderada por guru que se apresentava como médico, a seita prometia "melhoria da saúde física e emocional" a partir do uso de alucinógenos

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/01/2024, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de magicbowls por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de magicbowls por Pixabay

Desde julho e nos meses seguintes, dezoito indivíduos foram detidos em várias cidades espanholas por promoverem retiros pagos, nos quais os participantes consumiam substâncias psicotrópicas sob a orientação de um "guru" que se apresentava como médico.

Nesta quarta-feira, 17, a polícia espanhola anunciou que desmantelou uma organização xamânica que oferecia substâncias como ayahuasca, peiote, ou secreções de sapo ou rã kambo prometendo "melhoria da saúde física e emocional" em "centros de evolução interior".

Segundo informações da agência RFI, esses retiros ocorriam na Espanha ou em outros centros que a organização mantinha espalhados pela Europa, além de México, Colômbia e Turquia, conforme detalhou a polícia em comunicado à imprensa.

O líder da seita, descrito como um "mestre espiritual ou guru", faleceu durante a investigação, sendo acusado póstumamente de ofensas contra a liberdade e a integridade sexual.

Itens apreendidos

Durante as buscas, foram apreendidos 24 mil euros, um quilo de mescalina e mais de 60 kg de ayahuasca. A polícia explicou que esse tipo de substância é comumente usado em cerimônias por seitas da nova era e rituais neo-xamânicos, sendo um instrumento empregado pelo xamã para exercer controle coercitivo sobre o grupo.