Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Nigéria

Cinco suspeitos são presos por massacre em igreja na Nigéria

O massacre, acontecido no início de junho, deixou um saldo de 40 vítimas

Redação Publicado em 09/08/2022, às 14h47 - Atualizado às 15h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de cruz - Foto de sspiehs3, via Pixabay
Imagem ilustrativa de cruz - Foto de sspiehs3, via Pixabay

Cinco suspeitos de um ataque de militantes islâmicos em uma igreja católica foram presos na Nigéria. O ataque resultou em 40 mortes e aconteceu no início de junho, segundo informado pelo chefe do Estado-Maior, o general Leo Irabor, nesta terça-feira, 9.

O grupo insurgente Estado Islâmico na Província da África Ocidental (Iswap) é, de acordo com as autoridades nigerianas, o principal suspeito do massacre de membros de uma congregação, em 5 de junho, dentro da Católica de São Francisco no Estado de Ondo.

O ataque levantou a preocupação de que o grupo esteja expandindo sua presença no país. Isso porque eles estariam travando uma insurgência no nordeste, de forma que estão agora envolvidos em ataques longe de seu enclave.

Comunicado oficial

Em Abuja, Irabor explicou em um comunicado que os agressores teriam sido presos durante operações conjuntas, que envolviam o Departamento de Serviços de Segurança, as Forças Armadas e a polícia. Quando e onde essas prisões aconteceram, porém, são informações que ainda não foram reveladas, segundo o UOL.

Ele também afirmou que não poderia apresentar os suspeitos por conta do andamento das investigações: "Gostaria de dizer que, no devido tempo, o mundo os verá e outros que estão por trás de outros ataques ousados ​​no país".

O grupo Iswap já assumiu a responsabilidade de alguns ataques de baixa escala, o mais recente deles, a fuga da prisão de Abuja, que libertou mais de 400 presos, ocorreu no início de julho.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.