Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guru

Na Turquia, guru criacionista é condenado a mais de 8 mil anos de prisão

O guru também ficou conhecido por seu programa, onde apresentava mulheres seminuas

Redação Publicado em 16/11/2022, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Oktar durante apresentação do programa - Reprodução / vídeo / Youtube / VICE Life
Oktar durante apresentação do programa - Reprodução / vídeo / Youtube / VICE Life

Nesta quarta-feira, 16, um tribunal de Istambul condenou o pregador e guru criacionista Adnan Oktar a 8.600 anos de prisão. Dentre os crimes pelos quais foi declarado culpado, está agressão sexual.

Oktar se tornou famoso por apresentar um programa em um canal online, em que ficou conhecido como Harun Yahya. Na produção, ele aparecia cercado de mulheres que ele chamava de “gatinhas” e estavam sempre seminuas.

O homem de 66 anos foi detido em julho de 2018, segundo a agência oficial de notícias turca, a Anadolu, e condenado por roubo de dados pessoais, agressão sexual e privação da liberdade.

Outras condenações

Além de Oktar, outros dez réus que faziam parte de sua organização foram condenados à mesma pena que ele. Em janeiro de 2021, Oktar tinha sido condenado a 1.075 anos de prisão, mas esse primeiro veredicto foi anulado por um tribunal de apelação.

De acordo com informações da AFP, via Uol, o guru ficou conhecido no exterior como um “Atlas da criação”, já que rejeita todas as teorias evolucionistas, além de seu programa excêntrico.