Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

NASA busca voluntários para simulação de viagem a Marte

Agência espacial norte-americana busca voluntários para viver por um ano em projeto de simulação de vida em Marte; confira os requisitos!

Éric Moreira Publicado em 27/02/2024, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do espaço simulado do projeto CHAPEA, da NASA - Domínio Público via Wikimedia Commons
Fotografia do espaço simulado do projeto CHAPEA, da NASA - Domínio Público via Wikimedia Commons

Imagine como deve ser viver em Marte, sob condições climáticas completamente diferentes e adversas, distante de tudo que se conhece. Por mais que isso ainda não seja uma possibilidade, pesquisadores da NASA já vêm trabalhando nisso, e para ajudar nos estudos, estão buscando voluntários para simular uma viagem de um ano ao planeta vermelho.

O projeto de simulação em questão se chama 'Crew Health and Performance Exploration Analog' ('Registro de Exploração de Desempenho e Saúde da Tripulação', em tradução livre), ou mais referenciado pela sigla CHAPEA, que deve começar em 2025.

A agência espacial norte-americana busca por quatro voluntários para passar um ano no espaço simulando as condições de vida em Marte, em preparação para envio de pessoas para lá em 2030. Com isso, a NASA poderia obter mais dados para ajudar no desenvolvimento e avaliação de sistemas utilizados pela primeira geração de astronautas em Marte.

+ Camada de gelo com 4 quilômetros de espessura é encontrada em Marte

Conforme divulgado pelo portal Tilt, do UOL, no exercício serão testadas todas as possíveis eventualidades que aguardam os astronautas, sendo recriados os desafios que podem encontrar em Marte.

Ao longo de um ano, os quatro indivíduos devem ficar em um prédio isolado, além de participar de caminhadas espaciais simuladas, cultivar alimentos, realizar experimentos científicos e passar por exames médicos para monitoramento da saúde. Isso incluirá ainda testes com fatores de estresse, como ambientes com restrições de água ou falha de equipamentos, também para avaliar suas reações frente às adversidades.

Vale mencionar que, em junho de 2023, uma primeira equipe de voluntários já começou uma aventura semelhante. Agora, esperam-se mais inscrições e novas tripulações, até o lançamento oficial da missão, previsto para 2030.

Tripulantes da primeira missão CHAPEA / Crédito: Divulgação/NASA/Josh Valcarcel

Requisitos

Desde o dia 16 de fevereiro, a NASA está aceitando inscrições de pessoas interessadas em ingressas no projeto CHAPEA, que devem ser enviadas pelo site oficial da agência espacial norte-americana até 2 de abril.

Os candidatos devem ter um forte desejo de aventuras únicas e gratificantes e um interesse em contribuir para o trabalho da Nasa de se preparar para a primeira viagem humana a Marte", descrevem.

Conforme descrito pelo site do projeto, os voluntários devem passar um ano na Mars Dune Alpha, uma casa de 160 m² construída por meio de impressão 3D. Instalada em Houston, nos Estados Unidos, ela simula a vida em marte e recria os desafios que uma missão até o planeta vermelho pode enfrentar.

+ Após 50 anos de exploração robótica, Marte acumula 7,1 kg de lixo humano

Porém, não é qualquer um que pode participar. Os candidatos devem, necessariamente, ser formados em engenharia, matemática, ciências biológicas, físicas ou da computação, além de possuir experiência séria nas áreas, ou mil horas de voo como piloto. Também precisam ser necessariamente cidadãos-norte americanos ou residentes permanentes, não fumantes, que falem inglês e possuam entre 30 e 55 anos, com boas condições de saúde.