Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Imagens feitas pela NASA na superfície da Lua chamam atenção

A agência espacial registrou as imagens curiosas no mês passado, mas só foram reveladas na última sexta, 5; saiba o que é

Isabelly de Lima Publicado em 09/04/2024, às 12h16 - Atualizado em 10/04/2024, às 07h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Objeto parecido a uma "prancha" visto por imagens da NASA - Reprodução / NASA
Objeto parecido a uma "prancha" visto por imagens da NASA - Reprodução / NASA

No mês passado, a NASA registrou fotografias de fragmentos de um objeto com formato semelhante ao de uma prancha de surf nas proximidades da superfície lunar, conforme mostram as imagens divulgadas pela agência espacial na última sexta-feira, 5.

As imagens, capturadas pelo Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) da NASA, revelam uma linha horizontal fina de um objeto que evoca a aparência da prancha de surf, sendo até capaz de ser associada ao personagem Surfista Prateado da Marvel.

Entretanto, o objeto em questão NÃO tem relação com o universo dos quadrinhos, filmes de super-heróis ou mesmo com OVNIs. Em vez disso, pertence à Coreia do Sul.

O LRO registrou imagens do orbitador lunar Danuri, enviado pelo seu equivalente sul-coreano, o Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia, enquanto os dois orbitavam em paralelo, porém em direções opostas, entre 5 e 6 de março, conforme relatou a NASA.

Imagem registrada pelo Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA - Reprodução / NASA

Altas velocidades

A imagem de Danuri, em órbita lunar desde dezembro de 2022, aparece distorcida devido às altas velocidades relativas entre ele e a LRO — cerca de 11.500 quilômetros por hora. Isso resultou em uma foto que estica a espaçonave sul-coreana até 10 vezes o seu tamanho na direção oposta ao movimento, devido ao curto tempo de exposição da câmera da LRO.

Danuri marca a primeira missão lunar da Coreia do Sul, enquanto a LRO continua sua órbita em torno do satélite natural da Terra há 15 anos. A equipe de operações da LRO no Goddard Space Flight Center da NASA, em Maryland, precisou direcionar sua câmera de forma precisa para capturar esse momento e localizar Danuri, segundo o NY Post.

Curiosamente, na primavera passada, Danuri fotografou a LRO quando esta sobrevoava a nave sul-coreana a cerca de 18 quilômetros de distância, em 7 de abril.