Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Portugal

Raro ‘arco-íris Lunar’ aparece no céu em Portugal; confira imagens

No último domingo, 25, um fenômeno raro apareceu no céu de Portugal, ocorrido durante a noite; veja como se forma

Isabelly de Lima Publicado em 27/02/2024, às 07h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arco-íris lunar que apareceu em Portugal - Reprodução / Facebook / Meteo Trás os Montes - Portugal
Arco-íris lunar que apareceu em Portugal - Reprodução / Facebook / Meteo Trás os Montes - Portugal

Na noite de domingo, 25, um espetáculo celestial brindou os habitantes de Trás-os-Montes, em Portugal: um arco-íris lunar, também chamado de "moonbow".

Após a chuva, quando o sol volta a brilhar, um espetáculo mágico pode surgir nos céus: o arco-íris. Um arco de cores vibrantes que encanta os olhos e desperta a imaginação. Mas o que é esse fenômeno noturno e como ele se forma?

O fenômeno, que se assemelha a um arco-íris tradicional, porém sob a luz da Lua, foi registrado em cidades como Bragança e Vila Real.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a formação do arco-íris lunar segue a mesma lógica do arco-íris diurno, com a diferença da luz solar ser substituída pela luz lunar, de acordo com o portal O Globo.

Formação do fenômeno

Ao incidir sobre a chuva ou a umidade presente no ar, a luz lunar se refrata e se dispersa em diferentes cores, formando o arco-íris. No entanto, devido à menor intensidade da luz lunar, o arco-íris lunar é mais tênue e difícil de ser observado.

Este evento mágico, que encantou os portugueses, é um lembrete da beleza e da grandiosidade da natureza. Confira algumas das fotos registradas: