Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

NASA confirma que casa foi atingida por fragmento da Estação Espacial

Em março, residência foi atingida por objeto metálico vindo do espaço, que perfurou o telhado e atravessou dois andares do imóvel na Flórida

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 16/04/2024, às 09h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fragmento da ISS que atingiu casa nos EUA - Divulgação/NASA e Reprodução/X
Fragmento da ISS que atingiu casa nos EUA - Divulgação/NASA e Reprodução/X

No último dia 8 de março, o morador de Naples (Flórida) Alejandro Otero publicou em suas redes sociais que um objeto metálico vindo do espaço atingiu sua residência, perfurando o telhado da casa e atravessando dois andares do imóvel — quase atingindo seu filho. 

Na última segunda-feira, a NASA confirmou que trata-se de um fragmento que foi ejetado da Estação Espacial (ISS) em 2021. O pedaço faz parte de uma plataforma de carga que transportava baterias velhas

Após o incidente, a NASA recolheu o fragmento na casa de Otero para análise. Segundo a AFP, em publicação em seu blog, a agência espacial norte-americana confirmou que o objeto era um pedaço da ISS

"Com base na análise, a agência determinou que o fragmento era um pilar do equipamento de apoio de voo da Nasa utilizado para colocar as baterias na plataforma de carga", disse a NASA. 

O objeto é feito da liga metálica Inconel, pesa 0,7 quilogramas, mede 10 centímetros de altura e 4 centímetros de diâmetro", completou. 

A agência espacial também informou que investigará como o fragmento não foi destruído totalmente em sua reentrada na atmosfera, usando o episódio para atualizar seus modelos de engenharia. "A Nasa segue comprometida em operar responsavelmente na órbita terrestre baixa e para mitigar o maior risco possível com o objetivo de proteger as pessoas na Terra quando houver liberação de hardware espacial".

Casa atingida

Residente de Naples, Alejandro Otero relatou em suas redes sociais que sua residência foi atingida por um fragmento de detrito proveniente do espaço. O som do impacto foi capturado pelas câmeras de vigilância instaladas na propriedade.

Otero declarou nas redes que não estava presente em casa durante o incidente, mas seu filho estava lá e por pouco não foi atingido. O ruído do impacto foi registrado às 14h34, horário local, por uma câmera de segurança, poucos minutos depois do Comando Espacial dos EUA detectar a reentrada de um fragmento de detrito espacial da estação.

Naquela hora, o objeto estava em rota sobre o Golfo do México, em direção ao sudoeste da Flórida. "Aguardo ansiosamente a comunicação das agências responsáveis, pois sua assistência é crucial para resolver os danos deste lançamento deliberado. Mas, mais importante ainda, é como no futuro organizar a carga útil para que ela queime completamente ao reentrar na atmosfera", declarou Otero em suas postagens.

Impactos causados na residência por lixo espacial - Reprodução / X / @Alejandro0tero

O fragmento fazia parte das baterias da estação, que estavam acopladas a um pallet de carga destinado inicialmente a retornar à Terra de maneira controlada, mas uma série de atrasos resultou em seu descarte, em 2021, e, posteriormente, em sua reentrada descontrolada na atmosfera, segundo o portal O Globo.

Segundo a NASA, a carga completa pesava mais de 2,6 toneladas métricas, com tamanho comparável ao de um automóvel.